Operação destrói pistas de pouso clandestinas usadas por garimpeiros ilegais

Uma operação, coordenada pela Casa de Governo, desativou seis pistas de pouso clandestinas na região de Alto Alegre, ao Norte de Roraima. As pistas são usadas por garimpeiros ilegais para acessar a Terra Indígena Yanomami.

A operação iniciou no último dia 6 deste mês e já identificou 11 pistas ilegais e destruiu seis delas. As ações contaram com a participação de diversas forças de segurança, incluindo o Ibama, Exército e a Força Nacional.

Além da destruição das pistas, foram apreendidos e destruídos 25 litros de AVGás, combustível essencial para a logística aérea dos garimpeiros, dificultando assim suas operações de abastecimento.

Alto Alegre é um dos cinco municípios por onde fica a Terra Indígena Yanomami – maior território indígena do país -, junto com Amajari, Mucajaí, Iracema e Caracaraí. Por conta disso, o município funciona como uma das principais rotas de entrada e saída de garimpeiros ilegais.

A Casa de Governo em Roraima foi instalada em fevereiro deste ano com o objetivo de monitorar e enfrentar a crise na Terra Indígena Yanomami. Desde então, o órgão coordena as ações destinadas ao território indígena.

Compartilhar