Rio Branco ganha nota A e Acre leva B no ranking de contabilidade do Tesouro Nacional

Foto: Sérgio Vale/ac24horas

O governo do  Acre manteve a nota B no  Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi (Ranking Siconfi), criado pela Secretaria do Tesouro Nacional para avaliar a qualidade da informação e a consistência dos relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais que o Tesouro acessa pelo  Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro, da União, dos estados e dos municípios brasileiros.

Com Goiás na liderança em 2023, o  Acre ficou em 18º lugar no Ranking Siconfi, com 141,15 pontos ao cumprir 92,25% das metas. Em 2019, o Estado ocupou a nona colocação. 

O ranking das capitais compara o desempenho dos municípios que são capitais dos estados brasileiros. Este é um importante recorte que demonstra o desempenho de grandes cidades brasileiras na aplicação dos conceitos contábeis e fiscais no envio de dados para o Tesouro Nacional, permitindo maior transparência e confiabilidade em relação aos dados, segundo o TN. A capital do Acre obteve, pela primeira vez desde 2019,  nota A, ficando na décima posição, cumprindo 95,14% dos objetivos. 

“Esta publicação tem contribuído significativamente para a melhoria da qualidade e da consistência dos dados fiscais e contábeis enviados pelos entes e que são utilizados tanto pelo Tesouro Nacional quanto pelos diversos usuários dessa informação”, diz o Tesouro. 

Veja aqui o ranking dos Estados e das capitais: 

https://ranking-municipios.tesouro.gov.br/ranking_estados

https://ranking-municipios.tesouro.gov.br/ranking_capitais

Compartilhar