Doenças respiratórias aumentam procura nas unidades de saúde

Aumentou a procura por atendimento nas unidades de saúde de Rio Branco, que diariamente tem recebido várias pessoas com a mesma reclamação: problemas respiratórios. Crianças e idosos são os mais atingidos por estas doenças. No Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), a maior parte dos casos atendidos na ala pediátrica é de problemas respiratórios.

O calor, fumaça ocasionada pelas queimadas, baixa umidade do ar e variações bruscas de temperatura afetam a saúde. Pacientes chegam às unidades com febre, dor de cabeça, tosse seca, cansaço, rouquidão, ardência na garganta, narinas e olhos e, nos casos mais graves, dificuldades para respirar.

Segundo a pediatra Eleonice Pinheiro, os cuidados que devem ser tomados nesta época do ano são simples. “Beber muito líquido, evitar aglomeração, se não tiver umidificador de ar em casa, deixar uma toalha molhada ou um balde ou bacia com água em cima de um móvel alto no ambiente. Ter uma alimentação saudável, a base de frutas e verduras, também colabora para o fortalecimento do sistema imunológico”, aconselha.

A nebulização é uma recomendação para aqueles que sofrem com problemas respiratórios, e principalmente em crises de asma, de bronquite e rinite/sinusite, pois melhora a respiração e leva o medicamento em forma de partículas diretamente ao pulmão, fazendo com que haja uma ação mais rápida.

Da redação ac24horas

Com informações da Agência de Notícias do Acre