Câmara de Rio Branco aprova investigação nos radares do Detran

Jairo Carioca – da Câmara Municipal de Rio Branco

Os vereadores de Rio Branco perderam a paciência com o Detran/AC. Foi aprovada nesta quinta-feira (22) a instalação de uma Comissão Especial (CEI) que vai investigar o que o vereador Raimundo Vaz [PRP] – proponente da CEI chama de “excesso de multas” na capital. A criação da comissão foi aprovada por unanimidade.

O autor do pedido disse que o objetivo é atender ao clamor social implantado após a notificação de 9.783 veículos, uma média de 1,6 mil veículos notificados por mês. “Não podemos nos apegar somente em indicações, o papel do vereador é mais amplo, neste caso, vamos investigar os estudos de implantação dos radares, a possível substituição por quebra-molas, verificar saídas para que possamos continuar oferecendo segurança, mas evitando a multa”, disse Vaz.

Segundo dados repassados ao ac24horas desde que entraram em operação, 9.783 veículos foram notificados em Rio Branco. A fiscalização eletrônica voltou a funcionar em caráter educativo no dia 07 de janeiro, a partir da segunda quinzena de fevereiro, os que estiveram em desacordo com as normas de trânsito passaram a ser multados e prejudicados com pontuação de acordo com a natureza da infração de trânsito.

Foram instalados lombadas eletrônicas e os radares convencionais que monitoram a velocidade constante das vias. Os radares realizam o controle de velocidade, paradas sobre faixas de pedestre e avanço de semáforos. Os equipamentos estão distribuídos em 16 pontos nos seguintes locais: Via Chico Mendes; estrada do Calafate; avenidas Ceará, Getúlio Vargas, Antônio da Rocha Viana e Amadeo Barbosa; ruas Marechal Deodoro, Pernambuco e João XXVIII; e Travessa Guaporé.

O OUTRO LADO:

A assessoria do DETRAN enviou release informando a redução de acidentes de trânsito nas vias consideradas mais violentas: Avenida Ceará, Getúlio Vargas, Avenida Nações Unidas, Rua Rio de Janeiro e Chico Mendes. Segundo dados do DETRAN os acidentes com vitimas fatais reduziram -38,52%. Os acidentes de choque com objeto fixo diminuíram -71,05%. As colisões -15,84%.

O Superintendente da RBTRANS em Rio Branco, engenheiro Ricardo Torres, disse que recebe a participação do legislativo vai contribuir para o debate. Afirmou acreditar que após o conhecimento detalhado do sistema os legisladores vão ajudar no combate a violência no trânsito. Torres chamou atenção para uma questão importante: a participação no debate da população de regiões beneficiadas com a fiscalização eletrônica.

“Ouvindo o outro lado, ou seja, quem é beneficiado com a fiscalização eletrônica, alunos de escolas públicas e particulares, membros de igrejas e outros, será fundamental para sabermos quais benefícios esse trabalho apresenta na vida das pessoas”, argumentou.

Torres disse que no momento que for notificado vai fazer todos os esforços para ajudar a Comissão.