Por iniciativa do deputado federal Sibá Machado (PT-AC), será realizada amanhã (27) audiência pública para discutir Projeto de Lei que proíbe a transmissão de lutas marciais não olímpicas pelas emissoras de televisão.
O debate será realizado pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, com foco no Projeto de Lei 5534/09, de autoria do deputado José Mentor (PT/SP) que proíbe a transmissão de lutas marciais não olímpicas pelas emissoras de televisão. Estarão presentes estudiosos da área, diretores de televisão e representantes de Federações Esportivas.
Pelo Projeto, as lutas que não façam parte das Olimpíadas só poderão ser veiculadas se o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH), da qual o deputado é integrante, atestar o caráter não-violento do esporte.
Para o deputado, a educação não é atribuição exclusiva da escola, e sim de um conjunto de instituições. “A televisão, por seu enorme poder, é parte do esforço educacional, até por atribuição constitucional; não podemos ser pautados apenas pela sede incessante de lucros das emissoras de televisão e expor nossos filhos e netos a tamanha violência”, afirma, ressaltando também que as lutas marciais não olímpicas lembram em muito as arenas onde lutavam os gladiadores romanos. “A diferença era que lá, de maneira geral, um tinha que morrer, para delírio da plateia”, diz.
Inúmeros especialistas e entidades, dentre as quais a Associação Médica Britânica e a Associação Médica do Canadá, condenam esse tipo de luta.A entidade canadense vem tentando banir o MMA do país.