Jairo Barbosa – enviado a Porto Velho/RO
Na capital de Rondônia, Porto Velho,onde vive metade da população do estado, o transporte público é o serviço mais reprovado pela população.Pesquisa dirigida pelo curso de ciências econômicas da Universidade Federal de Rondônia, considerou que 96% dos usuários considera o serviço péssimo ou regular. Com eses dados, o prefeito Mauro Nazif (PSB), convocou uam reunião e barrou o reajuste da tarifa dos atuais R$ 2,60 para R$ 3,20, valor pretendido pelos empresários. Detalhe: em Porto Velho o sistema não oferece a integração, ou seja, um usuário que sai da zona leste para o aeroporto, por exemplo, vai pagar a passagem duas vezes.
A reprovação da popualção ao serviço oferecido se justifica em vários ítens. Numa fiscalização recente, agentes da Secretaria Municipal de Transportes recolheram das ruas 59 ônibus; esses carros apresentavam problemas como para brisas e bancos quebrados, documentos vencidos, falta de extintor e sem vistoria.
As reclamações foram “a gota dágua” para a prefeitura pedir na justiça a anulação do contrato e abrir processo licitatório imediato para tentar amenizar o caos no setor.
Em Porto Velho, o transporte público é explorado pelas empresas Três Marias e Rio Madeira, que juntam circulam com 176 veículos. A licitação pretendida pela prefeitura aguarda um parecer da justiça sobre a caducidade do contrato.