A intensa massa de ar polar, extremamente seca, que está sobre a maior parte da Amazônia Ocidental, tem deixado os dias com baixíssima umidade do ar no Acre, causando desconforto à população.
Nas primeiras horas desta quinta-feira (29), a umidade atingiu valores muito baixos, considerados críticos. Segundo o Portal O Tempo Aqui, a situação tende a pior, já que hoje e amanhã, esses valores devem diminuir ainda mais, podendo ficar entre 15 e 22%, no leste e no sudeste do Acre. Não há previsão de chuva para os próximos dois dias.
Além disso, as queimadas voltaram a serem feitas com grande intensidade, especialmente na Bolívia, como mostram imagens de satélite, o que alerta para a possibilidade de Rio Branco ser invadida por uma densa cortina de fumaça.
A orientação dos médicos é que população ingira bastante líquido e evite ficar exposta, diretamente, aos raios solares, entre 10 e 17 horas. Também, não é aconselhável fazer exercícios físicos ao ar livre. Durante a noite é interessante umedecer os quartos com toalhas molhadas e recipientes com água para minimizar o efeito da baixa umidade do ar.
Da redação ac24horas
Com informações do Portal O Tempo Aqui