Simulação de desastres da Defesa Civil mobiliza mais de 300 militares e moradores do Dom Giocondo

ais de 500 pessoas, segundo dados da Coordenação de Defesa Civil Estadual foram mobilizadas para participar do simulado de preparação para desastres, coordenado pela Defesa Civil Nacional com o apoio da representação municipal e estadual do órgão, neste sábado, 31, no bairro Dom Giocondo.

APS_0104jaja

Localizado na área central da cidade, o bairro sofre todos os anos com desbarrancamentos e erosões em virtude da cheia do Rio Acre. O objetivo do treinamento é orientar a comunidade sobre as medidas que devem ser tomadas quando forem percebidos indícios de desastres.

A assessora técnica do Departamento de Minimização de Desastres da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Major Cristiane Antunes, comenta como se deu a preparação para realizar o simulado no acre.

“É um plano de treinamento que a gente tem na Secretaria Nacional, e só acontece em parceria com Estados e municípios, onde é feito a simulação dos desastres de maior recorrência em cada região do país. Em Rio Branco, o desastre se dá de forma gradual em virtude da alagação. Foram realizadas reuniões com os participantes, para que o simulado fosse possível com segurança para todos”, pontuou Major Cristiane Antunes.

APS_0243

Para a realização do simulado, o major Gondim, do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Estadual, explica que carros do Samu, viaturas do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, além do helicóptero da Secretaria Estadual de Segurança Pública, foram utilizados para dar maior realismo a resposta, que deve ser dada à população em caso de sinistro.

“O objetivo de todo esse esforço, é para que possamos medir a potencialidade do Estado e do município, para ação em uma ocorrência dessa natureza”, destacou Major Gondim.

9639343838_47357de1b3_o

Durante o treinamento foi simulado um resgate com vítima em estado grave, e evacuação da área, sob orientação dos bombeiros, com os moradores. O major George da Defesa Civil Municipal, destaca que, orientações de como proceder durante ação, foram dadas aos moradores, nos encontros de preparação para o simulado.

“Esse evento foi trabalhado ao longo deste mês de agosto, com oficinas de capacitação para gestores municipais e estaduais de Defesa Civil, e orientação à comunidade. Hoje vamos integrar a comunidade para sentir os riscos, de quem mora em uma área onde pode ocorrer um desastre natural, e também integrar os órgãos que fazem atividades de resposta dessas ocorrências”, explicou Major George da Defesa Civil Municipal.

Com informações da Agência de Notícas do Acre
Foto: Angela Peres