Luciano Tavares – da redação de ac24horas
lucianotavares.acre@gmail.com
O Governador Sebastião Viana proferiu palestra, na manhã desta segunda-feira, na Biblioteca Pública do Acre, aos alunos oficiais do curso de Altos Estudos Militares da Escola de Comando e Estado Maior do Exército Brasileiro.
Ao todo são 130 oficiais estagiários, sendo 26 do Acre. Nos estudos militares, os oficiais conhecem a realidade de cada estado visitado.
A turma que se reuniu na manhã desta segunda-feira, em Rio Branco, vai conhecer além da capital do Acre, as realidades de Porto Velho e Boa Vista.
Em sua palestra, o governador deu boas vindas aos oficiais, especialmente aos generais Ubiratan Poty, comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, com sede em Manaus, e Walter Stoffel, comandante da Escola de Comando e Estado Maior do Estado Maior do Exército.
Antes da palestra do governador foi mostrado um vídeo contado a história do Acre desde o auge da borracha, à criação do Estado até os dias atuais.
Com base na publicação Acre em Número, produzida pelo governo, Sebastião Viana mostrou índices da economia, educação, saúde, IDH, produção e segurança do Estado.
Sebastião disse, entre outras coisas, aos oficiais, que o Acre é o 7º estado com melhores índices de educação do Brasil e que 97% dos professores possuem nível superior, “graças a uma política de Estado de valorização”.
O governador também citou a Estrada do Pacífico, o Complexo de Piscicultura e a ZPE como redenção econômica para o Acre e disse ainda que o estado prepara-se para exportar produtos para o Peru, pela Transoceânica, e para a Ásia pelo Pacífico.
“É um prazer esse encontro de informações. Tentei mostrar o Acre, o sentimento do povo acreano, os nossos indicadores formais, para mostrar as expectativas de desenvolvimento para todos eles”, disse Sebastião Viana.
O general Stoffel agradeceu a acolhida do governo e destacou a importância de viver de perto cada realidade local.
“Escolhi acompanhar esse grupo nosso aqui do Acre e tenho certeza que ter contato com a realidade do Estado e com um pouco da Amazônia, que é tão variada e é nossa prioridade, é fundamental para os nossos alunos”.
O evento aconteceu com a presença de várias autoridades, entre elas, deputados, secretários de Estado e o senador Aníbal Diniz.