Ray Melo, da redação de ac24horas
raymelo.ac@gmail.com
Familiares de brasileiros presos na Bolívia voltaram a denunciar violação de direitos individuais nas unidades prisionais do país vizinho. O deputado Major Rocha (PSDB) revelou na manhã desta quarta-feira (4), que os detentos que foram transferidos do presídio de Villa Bush para Santa Cruz estariam sofrendo abuso sexual.
Segundo o deputado tucano, 28 brasileiros cumprem pena na Bolívia, 14 seriam acreanos. “Estes 14 foram transferidos após uma rebelião onde um foi espancado até a morte. As famílias são de baixa renda, não tem condições sequer de fazer visitas aos seus parentes. Eles sofrem ameaças de morte, abusos sexuais e uma série de outras práticas”, diz Rocha.
A violação contra os direitos humanos foi denunciada na Comissão de Direitos Humanos da Aleac. De acordo com as famílias de presos, a advogada da embaixada brasileira não estaria dando a atenção devida aos apenados. Muitos estariam com as penas vencidas, mas permanecem reclusos por falta de atenção da embaixada.
Major Rocha fez um apelo para a Mesa Diretora da Aleac, para que a Comissão de Diretos Humanos da Casa possa ir à Santa Cruz verificar a situação dos acreanos.