Petecão quer que Anac fale sobre segurança em aeroportos do Acre

O vice-presidente da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado Federal, senador Sérgio Petecão (PSD-AC), cobrou esclarecimentos nesta terça-feira, 4, do Diretor de Aeronavegabilidade de Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Cláudio Passos Simão, acerca da situação precária dos aeroportos do Estado do Acre. O senador afirmou que alguns aeroportos no interior do estado operam em situação de calamidade.

Petecão chamou atenção à situação crítica dos aeroportos do Acre na Audiência Pública sob o tema: Segurança Operacional e o Crescimento da Aviação Civil Brasileira. “Estou pedindo atenção para este caso. Visitei recentemente os municípios de Santa Rosa, Jordão e Thaumaturgo e notei que é uma questão de dias para que possa acontecer um acidente.”

O senador lembrou que existem aeroportos com problemas em todo o Brasil, porém, a situação dos municípios isolados do Acre deve ser tratada com atenção especial. “São casos de municípios que na seca só podem ser acessados de avião”, disse.

Após a audiência, Petecão publicou nas mídias sociais: “[…] Falei da vergonha que é a pista de Rio Branco. Imaginem as do interior do estado. Segundo ANAC, o governo do estado é que tem a responsabilidade de cuidar. Como estive na semana passada visitando o interior, principalmente os municípios mais isolados, a situação é vergonhosa. Mostrei algumas fotos das pistas. Tomara que não aconteça um acidente.”.

O alto preço das passagens aéreas para o Acre também foi criticado pelo senador na comissão: “A passagem mais cara do mundo é a com destino para Rio Branco.”. 

Assista a fala do senador na Audiência Pública, clique aqui.

Da Agência Senado