Marcela Jansen
mjansenromero@gmail.com
A Irmandade de Alcoólicos Anônimos (A.A.) completa nesta quinta-feira, 05, 66 anos de fundação no Brasil. Atualmente, a entidade está presente em 180 países.
Alcoólicos Anônimos ou AA são uma comunidade, com carácter voluntário, de homens e mulheres que se reúnem para alcançar e manter a sobriedade através da abstinência total de ingestão de bebidas alcoólicas.
Estes grupos autônomos surgiram inicialmente no estado de Ohio, Estados Unidos, em 1935, quando um corretor da bolsa de Nova Iorque e um cirurgião de Ohio com um grave problema de alcoolismo. ao perceberem que enquanto conversavam conseguiam manter o controle sobre a bebida, decidiram criar uma comunidade de entreajuda para apoiar os que sofrem deste problema e também, para eles próprios se manterem sóbrios.
Sem carácter religioso, embora tenha incorporado muitos princípios de diversas religiões, a comunidade recebe pessoas de todas as doutrinas.
De acordo com a diretoria do A.A. em Rio Branco, não faltam motivos para se festejar. “O Brasil é o terceiro país com o maior número de grupos de ajuda mútua, são 4.900, ficando atrás apenas do México (13.000) e dos Estados Unidos (90.000)”, disse Benedito.
As reuniões na capital acreana acontecem diariamente. São dez grupos de reuniões disponíveis aos possuem problemas com bebida, como também, aos familiares.
Os grupos de A.A. podem ser encontrados na maioria dos bairros de Rio Branco. Mais informações podem ser obtidas no Escritório de Serviço Local da entidade, localizado na rua Coronel José Galdino, Bosque, ao lado da igreja Santa Inês. Telefone: 3224-9449.