Sérgio Petecão volta a advertir sobre a situação precária dos aeroportos acreanos

Em audiência pública com representantes do setor de transporte aéreo, o senador advertiu que os aeroportos em municípios isolados são essenciais para a mobilidade da população local. “No período da seca, o acesso a estes municípios só é possível por meio aéreo”.

O senador Sérgio Petecão (PSD) presidiu nesta quarta-feira (11), a audiência pública “Desafios da Infraestrutura Aeronáutica e Aeroportuária” na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado Federal. A reunião fez parte do 4º ciclo de debates sobre gerenciamento, modernização, ampliação e principais óbices na agenda de 2013/2014 estabelecida pela comissão sobre o tema “Investimento e gestão: desatando o nó logístico do país”.

Na audiência, Petecão voltou a advertir sobre a situação precária dos aeroportos nos municípios isolados do Acre e lembrou a visita que fez a Jordão, Santa Rosa do Purus e Porto Walter nas últimas semanas. “As prefeituras desses municípios vivem hoje em uma condição muito difícil. É impossível que elas possam adequar as pistas às exigências da ANAC. Se não houver uma parceria entre o governo estadual e federal não haverá como melhorar a situação.”, disse.

O senador destacou que os municípios da Amazônia são diferentes dos que estão localizados no centro-oeste e sudeste, por exemplo: “são realmente municípios pobres. A região amazônica não precisa de um tratamento privilegiado, mas sim de um tratamento especial, tendo em vista que a nossa realidade é outra.”

Os altos preços das passagens aéreas fixadas pelas companhias aéreas e da pouca opção de voos para o Estado foi outro assunto criticado pelos senador: “É um absurdo o fato de se pagar cerca de mil reais em uma passagem de Rio Branco a Cruzeiro do Sul”. 

A audiência contou com a participação do Diretor de Operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo – Subdepartamento de Operações – SDOP, Brigadeiro-do-ar José Alves Candez Neto; do Diretor da Associação Brasileira das Empresas de Aviação Regular – Abear, Cmte. Ronaldo Jenkins; do Diretor de Operações de Aeronaves da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, Carlos Eduardo Pellegrino e do Gerente de Comunicações e Relações Institucionais do Aeroporto Internacional de São Paulo, Carlos Eduardo Fernandez Silveira.

 

Compartilhar