No 1º dia de greve dos bancários no AC, agências em Rio Branco não têm filas

A procura por Caixas Eletrônicos era pequena em todas as Agências Bancárias da região do centro.

As agências bancárias do centro de Rio Branco amanheceram de portas fechadas nesta quinta-feira (19) devido à paralisação da categoria iniciada na madrugada. Cartazes anunciando a greve dos bancários estavam colados nas vidraças e representantes do Sindicato dos Bancários do Acre obstruíam a entrada nas agências.

IMG_3224

Todas as agências na região estão fechadas e os serviços aos clientes são realizados exclusivamente pelos caixas eletrônicos ou pelos sites dos bancos.

As agências do Banco do Brasil, Bradesco e Banco da Amazônia encontram-se lacradas na rua Arlindo Leal, próximo a Assembleia Legislativa.  O comando de greve dos bancários está concentrando na Praça próximo ao Palácio Rio Branco.

Apesar dos eventuais transtornos causados pela paralisação, não se encontraram aglomeração de clientes nas filas, como é costumeiramente visto em outras greves. A procura por Caixas Eletrônicos era pequena.

IMG_3232

De acordo com o aposentado José Trindade, de 78 anos, a procura não é tão grande, pois segundo ela, a semana de pagamento de salários e benficios do INSS iniciará na semana que vem. “Na próxima semana com certeza o caos vai tomar de conta. É época de pagar as contas e receber os salários e benefícios. Ai você vai ver o problemão que vai ser isso aqui”.

IMG_3230

Os bancários querem reivindicam um piso salarial de R$ 2.860 e três remunerações referentes à Participação nos Lucros e Resultado (PLR). No entanto, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) oferece 6,1% de reajuste, piso e todas as verbas salariais, como auxílio-refeição. Enquanto os bancários permanecerem em greve, a Fenaban recomenda que as pessoas paguem suas contas em locais alternativos, como casas lotéricas.