Diversas manifestações artísticas culturais em memória do líder seringueiro Chico Mendes aconteceram no início da noite em frente do palácio Rio Branco. Funcionários, estudantes e pessoas que passavam pelo local participam das homenagens para lembrar o aniversário de 25 anos de morte do líder acreano.
A Rua Arlindo Porto Leal, enfrente da sede da Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC) foi bloqueada para tráfego de automóveis.
O evento “Um Entardecer com Chico Mendes” recebeu a encenação da luta que aconteceu no Seringal Cachoeira, quando mulheres e crianças se posicionaram diante de tratores e motosserras para evitar a derrubada da floresta. O grupo de Teatro Chico Mendes formado por alunos do IFAC de Xapuri são atores da peça.
No início do evento, que começou com atraso de 40 minutos, o Coral do IFAC entoou a melodia “A paz” do cantor Michael Jackson e “Ao Chico” de Tião Natureza. Em seguida, o Coral do Sesc “Matizes” e do Colégio Adventista também se apresentaram.
As apresentações foram prestigiadas pelo governador Sebastião Viana (PT) a primeira Dama Marlúcia Cândida, a deputada federal Perpetua Almeida (PCdoB) e secretários de Estado. Familiares de Chico Mendes também participaram do aniversário de morte. Dona Izamar Mendes (viúva), e os três filhos.
Sobre o evento o governador Sebastião Viana postou em sua página pessoal do Facebook: