O secretário de Polícia Civil, Emilson Farias, revelou na manhã desta terça-feira, em entrevista ao programa Fala Secretário (Sistema Público de Comunicação), que só este ano, em Rio Branco, até o dia 25 de setembro, foram presas exatamente 2.583 pessoas. Os dados mostram a eficiência da Segurança na resolução dos casos e ao mesmo tempo reflete a crescente onda de criminalidade que afeta o estado e assusta a população.
“O Estado do Acre é o que mais prende no país, mas nós precisamos melhorar a sensação de segurança”, reconheceu Emilson Farias.
De acordo com o secretário nenhum estado do Brasil prende mais que o Acre. O secretário mostrou preocupação com a “celeridade da permanência do detento no presídio” já que na maioria dos casos os crimes envolvem ex-presidiários ou pessoas que ainda estão no semi-aberto.
“A repressão ta forte. Precisamos discutir porque que as pessoas permanecem pouco tempo presas. É por isso que a gente fez parcerias com outros órgãos”, disse o secretário ao destacar a ação integrada com o MPE e o Judiciário firmada na semana passada pelo governador Sebastião Viana.