As vendas de veículos novos continuam em queda no Acre. No primeiro semestre deste ano, segundo a Federação Nacional do Comércio, ocorreu uma das mais importantes quedas dos últimos anos. As vendas no Estado, se comparadas a igual período de 2015, apresentou queda de 38,35%, bem acima da queda verificada no mercado nacional que foi de 18,83%.
O volume de emplacamentos, também no primeiro semestre deste ano, na ordem de 2.434 veículos, foi muito baixo, se comparado com o mesmo período de 2015 que foi de 3.948 veículos.
No mês de junho 2016 foram emplacados apenas 378 unidades, menor volume dos últimos oito anos. Para se ter uma ideia da dimensão da crise, no mês de dezembro de 2014, foram emplacados 993 unidades.
Embora apresentando uma elevada queda no semestre em relação ao ano passado, as vendas de junho tiverem crescimento em relação ao mês anterior, o que sinaliza que o setor caminha para a estabilidade.
No primeiro semestre de 2016, em relação ao primeiro semestre de 2015, a queda no segmento de automóveis e comerciais leves, não incluindo veículos pesados, como caminhões e ônibus, registrou queda de 18,83%. Se registradas todas as vendas do segmento de veículos automotores, a queda no semestre chega a 25,4%, onde caminhões teve o maior recuo, conforme informado pela Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
O presidente da Federação do Comércio do Acre, Leandro Domingos salienta que o momento é de grande expectativa para a retomada do crescimento das vendas de veículos, vez que a queda mensal vem diminuindo seu ritmo e as vendas do mês de junho de 2016 já foram superiores ao volume registrado em maio. “Tal fato sinaliza que estamos caminhando para a estabilidade e, em seguida, para o crescimento”, disse.