“Estão fazendo os produtores rurais de ratos de laboratório”, diz Antonia Sales

ANTONIA_01A deputada Antonia Sales (PMDB) criticou os projetos oferecidos pelo governo do Acre aos produtores rurais. A peemedebista enumerou as iniciativas que fracassaram e pediu assistência técnica qualificada para o setor produtivo.

Ela criticou ainda o pronunciamento do líder do PT, Geraldo Pereira, que sugeriu que o secretário Lourival Marques apresentasse as conquistas e avanços  que o setor produtivo experimentou nós últimos anos, numa visita ao Poder Legislativo.

“Quero perguntar ao Pereira, qual é o Acre que ele está falando, com esta produção estrondosa, que está se exportando para outros estados? As ovelhas morreram, os peixes não abastecem nem a capital”, questiona Antonia Sales.

Segundo a parlamentar, o que o governo propagandeia, “a gente anda por ai e não acha. Eu sempre ando pelos rios. Encontrei algumas comunidades que foram deixadas depósitos com máquinas que nunca funcionaram porque faltam peças”.

Antonia Sales afirma que em Marechal Thaumaturgo existe um silo construído no governo Binho Marques, que não funciona. “Muitos agricultores perderam seu feijão. A estrutura está no meio de um campo, abandonada”.

A deputada denuncia que na localidade conhecida como Cruzeiro do Vale, as casas de farinhas estão inacabadas. “Onde foi parar este dinheiro? Levaram um plantio de coqueiro, óleo de dendê, pimenta longa, que não deixaram resultados”.

Ao comentar o anúncio da distribuição de mais 20 mil mudas coco pelo governo, Antonia Sales diz que o projeto fracassou no município de Mâncio Lima, por falta de um estudo adequado e acompanhamento técnico dos produtores.

“Na comunidade Santo Antônio, os produtores se iludiram em plantar coco, mas não tiveram um técnico para fazer acompanhamento, três anos depois, as mudas não tem nem meio metro de altura. Este é mais um projeto fracassado”.

Sobre os projetos implantados pelo governo, que não tiveram sucesso, a oposicionista disse que “estão fazendo os produtores rurais de ratos de laboratório. Eles são usados para fazer mídia, em iniciativas fracassadas”.

Para Antonia Sales, os produtores acreanos estariam pagando com suor todos os empréstimos e programas que não deram certo. “Entregaram um saquinho com abelhas para produtores, a única coisa que eles ganharam foi picadas”.

A peemedebista finaliza dizendo que é preciso tratar com seriedade o dinheiro público. Ninguém é contra os programas, mas que os produtores tenham assistência. Temos que mostrar programas que vinguem, que tenham resultado e acompanhamento. Tem que existir estudo para saber qual a melhor cultura a ser incentivada em cada região. Enquanto não for feito isso, nós vamos continuar pagando uma conta grande com os projetos fracassados”.