A Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC), realizou na manhã de quinta-feira (11), uma sessão solene em alusão ao Dia do Estudante comemorado no dia 11 de agosto. A sessão que homenageou os estudantes é fruto do requerimento do deputado estadual Jenilson Leite (PCdoB).
O parlamentar quando adolescente foi presidente de grêmio estudantil, e sua inserção na política teve início no ambiente escolar, em Tarauacá, sua terra natal.
A solenidade teve início com a apresentação do coral da ALEAC. Estiveram presentes na sessão representantes das entidades ligadas ao movimento estudantis: UNE e UBES; a secretária de Juventude de Rio Branco, Temillys Lima; o assessor especial da juventude do Acre, Weverton Matias.
O deputado Jenilson Leite, autor do requerimento da sessão solene, junto ao Deputado Manoel Moraes, durante seu discurso fez uma narrativa de como surgiu o dia do estudante.
“O Dia do Estudante é comemora no Brasil desde o ano de 1927, e teve como ponto de partida algo que ocorreu cem anos antes, isto é, em 1827, na época do recém instituído Império Brasileiro. Em 11 agosto de 1827, o então imperador Dom Pedro I autorizou a criação das duas primeiras faculdades do Brasil: a Faculdade de Direito de Olinda e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco. Por esse motivo, também se comemora o dia do Advogado no Brasil, por isso, quero de antemão parabenizar a todos”.
Jenilson também criticou o que ele classificou como lei da mordaça. “Este projeto de lei “Escola Sem Partido” que tramita na Câmara federal é um cerceamento a liberdade de expressão e pensamento. Os estudantes precisam lutar contra mais essa mordaça que os conservadores querem implantar no Brasil”.
A sessão foi dirigida pelos deputados Éber Machado ( PSDC) e Manoel Morais.