A Defesa Civil do Amazonas emitiu nesta quinta-feira (11) , “Estado de Alerta”, para mais quatro municípios do estado devido à estiagem. No total, 15 municípios das calhas do Juruá, Purus e Madeira estão em estado de alerta, estágio que pode evoluir para “Situação de Emergência”. O baixo índice de chuvas no primeiro semestre é um dos motivos que agravou o baixo nível dos rios.
Nesta quinta, entraram em “Estado de Alerta” os municípios de Humaitá, Manicoré, Apuí e Novo Aripuanã, que se juntam aos municípios de Boca do Acre, Pauiní, Lábrea, Canutama, Tapauá, Guajará, Ipixuna, Envira, Eirunepé, Itamarati e Carauari. Permanecem em “Estado de Atenção” os municípios de Beruri e Juruá.
“Assim como as calhas do Juruá e Purus, o Madeira entra em Alerta. Nessa fase, estamos realizando as orientações as Prefeituras quanto aos procedimentos preparatórios de resposta para um possível agravamento do desastre natural, o que envolve o levantamento de dados sobre as necessidades específicas da população, bem como o levantamento de ações governamentais (estadual e federal)”, enfatizou o Secretário Executivo do órgão, coronel Fernando Pires Junior.
Na avaliação do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil do Estado (Cemoa), a situação dessa calha, que está em período de estiagem natural, foi potencializada por uma massa de ar seco que inibiu a ocorrência de chuvas nessa região. O órgão tem como base os dados oficiais do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).
Estado de Alerta:
Calha do Purus: Boca do Acre, Pauiní, Lábrea ,Canutama e Tapauá.
Calha do Juruá: Guajará, Ipixuna, Envira, Eirunepé, Itamarati e Carauari.
Calha do Madeira: Humaitá, Manicoré, Apuí e Novo Aripuanã.
Estado de Atenção
Beruri- calha do Purus
Juruá- calha do Juruá