Medidas duras e urgentes na Emurb

O prefeito Marcus Alexandre tem que se comportar de acordo com o momento: estamos num período atípico da sua administração, estamos na disputa da reeleição. Está sendo muito tímido na resposta às investigações que estão sendo feitas na EMURB. Uma NOTA não basta. Como medida inicial tem que ser duro, inabilitando temporariamente os Postos de Gasolina que estão sendo investigados por conluio num suposto esquema de desvio de combustível, até que provem as suas inocências, assim como, também, afastando da EMURB todos servidores em investigação. Provadas as suas inocências, que retornem. Marcus tem condições de assim agir e pode fazê-lo, por não haver neste caso, nem de leve, um indício de que tinha conhecimento prévio do que acontecia dentro da EMURB. Se não tomar as medidas irá para o canto do ringue nos debates eleitorais na televisão, com este assunto sendo bandeira da oposição. Este é sem dúvida o momento mais delicado para a sua reeleição. Fique certo disso.

Posição tomada
O prefeito Vagner Sales tem deixado claro que daqui para frente se tornou adversário político do deputado federal Major Rocha (PSDB). “Se ele estiver de um lado estarei do outro”, diz.

Ânimos acirrados
E com a decisão judicial que retornou na marra, puxados pelo beiço, os candidatos a vereador do PR-PSC-PTC-SOLIDARIEDADE-PEN para a chapa do candidato a prefeito Henrique Afonso (PSDB) é que o fosso entre Vagner e Rocha se abriu ainda mais. Enquanto a oposição pratica o canibalismo político, a candidata do PT, Carla Brito (PSB), vai comendo o mingau pela beirada.

Quebrando paradigmas
Aqui mesmo critiquei o prefeito André Hassem. Várias vezes. Mas neste momento tenho que ser justo com a sua gestão. A “Folha de São Paulo “, com toda sua isenção, cita a prefeitura de Acrelândia, como uma das melhores do Acre, quando se trata de aplicar recursos públicos. E tudo isso sem receber uma ruela do governo estadual, a não ser os repasses constitucionais.

Longe do PT
Falando no prefeito André Hassem, este nega que tenha procurado o PT para uma aliança em Epitaciolândia. “Eles que me procuraram e não quis”, rebateu. Fora da eleição, por enquanto, vê a candidatura a prefeito do Tião Flores (PSB) a melhor posicionada para ganhar a eleição.

Outro bem posicionado
Outro prefeito bem posicionado nesta matéria publicada com dados técnicos pela “Folha de São Paulo” é o de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, também sob alvo de ataques de adversários. É outro prefeito com o qual o governo estadual não tem nenhuma relação de parceria.

Números preliminares
Os números serão concluídos nesta segunda-feira. Mas os indicadores caminham para aquilo que já se esperava: uma disputa dura da candidata Fernanda Hassem (PT) e do novo candidato a prefeito pela oposição, Manoel Prete (PSDB). Uma eleição sem favorito.

Todos com o galo
Vamos lotar o “Florestão” para torcer hoje pelo Atlético Acreano. Que chegou até aqui sem a ajuda que merecia do poder público. Foi na boa vontade da sua diretoria e do técnico Álvaro Miguéis. O mais importante de tudo isso é que montou um time só com jogadores acreanos.

Crescer e rápido
Os candidatos a prefeito de Rio Branco, Eliane Sinhasique (PMDB), Carlos Gomes (REDE) e Raimundo Vaz (PR) precisam crescer a rápido para começarem a pensar num segundo turno.

Próximo da realidade
Os números da pesquisa do IBOPE estavam foram da realidade. A pesquisa do DELTA, em que o prefeito Marcus Alexandre (PT) aparece com 49% e a deputada Eliane Sinhasique (PMDB) com 29% são bem mais palatáveis. As eleições na Capital nunca tiveram grandes diferenças.

Grande preocupação
Existe hoje uma grande preocupação da oposição: a candidatura do Raimundo Vaz (PR) com baixa aceitação. Estava nas contas dos seus aliados que nesta altura era para ter 20%. É aguardar as próximas pesquisas.

Não acreditem
Não acredite num pio do que diz um dirigente de partido nanico. Esta história que podem se revoltar contra a FPA por não estarem recebendo as polpudas ajudas que recebiam nas campanhas passadas é conversa fiada. Fazem isso para ganhar espaço e depois irem negociar.

Todos atrelados
Para brigarem teriam de ter independência. E estão todos atrelados ao governo e prefeitura com mais de uma centena de cargos de afilhados. Antes de trombar teriam de entregar. Cessem então de ficar posando de leões nas costas e como gatinhos na frente do poder.

A moda acabou
Ficar repetindo que a Dilma foi vítima de um golpe virou um disco furado. Não há mais o que fazer, o PT está fora do poder. A Dilma é ex-presidente. O presidente é Michel Temer. Queiram ou não. Isso não muda. E a vida continua. Até porque não foi o PT quem inventou a vida.

Duas boas músicas
Das que já escutei, as mais sonoras, gostosas de ouvir e fácil de gravar, foram as músicas de campanha dos candidatos a vereador da Lidiane Cabral (PT) e do Raimundo Fernandes (PMDB). Gosto não se discute.

Candidato ao senado
Com quem conversa, o deputado federal Alan Rick (PRB) tem dito que tem o compromisso com a direção nacional do PRB de que será candidato a senador em 2018. Pela oposição. Pela FPA nem tente meter a cara que será massacrado pelo PT. E pela oposição é visto como não confiável.

Derramando grana
O senador Sérgio Petecão (PSD) ou deve estar derramando grana na campanha da candidata a prefeita de Tarauacá, Marilete Vitorino (PSD), ou vem de algum apoiador secreto. É estrutura de quem vai disputar o Senado ou o Governo. Começa a chamar a atenção.

Será que ele acredita mesmo?
Se a justiça acatar o pedido feito pelo PSDB de cancelamento do registro da candidatura do Ilderlei Cordeiro (PMDB), a chapa com o vice Zequinha Lima (PP) vai junto para o buraco. O Zequinha foi indicado pelo PP. Será que isso ocorrendo, o deputado federal Major Rocha (PSDB), acredita mesmo que o senador Gladson Cameli (PP) irá apoiar o Henrique Afonso (PSDB), um dos seus algozes? Acho que o Rocha deve estar sonhando. Só poder ser! O certo é que o que está acontecendo entre o PSDB e PMDB, no Juruá, é mais um vergonhoso capítulo na história política da oposição. Uma oposição que não consegue se unir para tomar um tacacá. E que ainda se ouriça quando se diz ser um saco cheio de gatos de unhas afiadas.