Visando as disputas eleitorais deste ano, a Folha lançou em conjunto com o Datafolha uma ferramenta inédita que aferiu quais prefeituras do Brasil entregam mais serviços básicos à população usando menos recursos financeiros. No Acre, Cruzeiro do Sul e Epitaciolância são os mais bem colocados, ficando a frente da Capital, Rio Branco.
O Ranking de Eficiência dos Municípios – Folha (REM-F) leva em consideração o atendimento das prefeituras nas áreas básicas de saúde, educação e saneamento, tendo como determinante para o cálculo de eficácia na gestão a receita per capita disponível de cada cidade.
Na educação, o ranking contabiliza os percentuais de crianças atendidas por creches e escolas municipais. Na saúde, a cobertura da população por equipes de atenção básica e o total de médicos por habitante. No saneamento, os percentuais de domicílios atendidos por redes de água e esgoto e por sistemas de coleta de lixo.
Esses componentes são somados e depois divididos pela receita per capita de cada cidade, produzindo um ranking de eficiência no gasto. O levantamento cobre 5.281 municípios (95% do total) e se utiliza dos dados mais recentes disponíveis para uma base dessa dimensão.
Para consultar a situação de cada município e de seus principais indicadores, basta entrar no site do REM-F e digitar o nome da cidade a ser pesquisada. Também será possível realizar comparações entre municípios e pesquisar o ranking por Estado ou por cidades com população equivalente.