Na Aleac, lider do governo culpa oposição por queda nas receitas do Acre

O líder do governo na Aleac, deputado Daniel Zen (PT) defendeu a iniciativa do governo do Acre, que pede autorização para usar o dinheiro de depósitos judiciais para pagar dívidas da máquina pública e responsabilizou os deputados de oposição pela queda na receita no Estado. Zen criticou ainda o discurso da deputada Eliane Sinhasique (PMDB), que classificou o projeto de lei do executivo como uma manobra para pagar fornecedores às vésperas das eleições.

Para Sinhasique, a permissão para uso dos depósitos judiciais pelo governo “existe desde agosto de 2015. O que levou o governo a encaminhar apenas agora este projeto? Somente às vésperas da eleição apareceu esta iniciativa. Isso é uma manobra, porque a quantidade de fornecedores que estão sem receber é muito grande. Agora, vão sair pagando todo mundo. Isso é que eu chamo de utilizar inteligentemente a máquina pública para se beneficiar”, diz a peemedebista.

Daniel Zen confirma que “a Lei Federal que autorizou os Estados a editar normas dessa natureza é de agosto de 2015”. O petista destaca que 23 estados já têm leis neste sentido, que é uma lei que tem amparo em lei federal, que autoriza o Estado a legislar sobre isso, funciona como um sistema de conta corrente, quando o banco utiliza os recursos para fazer aplicações e mantém um fundo para o cliente fazer o resgate, o banco possa honrar com os compromissos”.

O governista diz que o segundo motivo para apresentação do projeto está ligado diretamente a oposição. “O segundo motivo é porque acreditamos na renegociação da dívida dos Estados com o Governo Federal, que não saiu. Acreditamos nos 7 bilhões de reposição do Fundo de Participação dos Estados que deputados os deputados federais Flaviano Melo, Allan Rick e Wherles Rocha decidiram votar contra na Câmara dos Deputados”, enfatiza Zen.

O líder do governo ressalta que o governo estaria utilizando “uma medida inteligente e que segue a esteira que outros estados estão fazendo. A própria lei respalda os direitos que devem ser cumpridos do pagamento de ações com trânsito em julgado”. Voltando a criticar a oposição, o petista responsabiliza os políticos do bloco pela queda de receita quando não votaram a favor do aumento do FPE. “Aí não dá pro Estado ficar prejudicado pela queda excessiva de receita”.

ROCHA REBATE ZEN

O deputado federal Major Rocha (PSDB-AC) foi o primeiro parlamentar de oposição a se manifestar a cerca da citação do deputado petista Daniel Zen, nesta terça-feira, 20, que afirmou que deputados ligados aos partidos de oposição ao governo do Acre foram os responsáveis pela queda de receita no Estado.

Usando a sua página no facebook, Rocha disse que leu com “incredulidade” as declarações do líder do governo. “Realmente, posturas como a sua [Zen] contribuem para o descrédito em que a classe política mergulhou, em especial aqueles ligados ao Partido dos Trabalhadores.
Eu continuo fazendo política com seriedade, sem os devaneios e “mimimis” daqueles que quebraram o Acre e o Brasil e que entrarão para a história com a marca da corrupção e da incompetência”, rebateu o tucano.

O tucano enfatizou que os governos Lula e Dilma não enfrentaram com seriedade o endividamento dos estados, ”que se agravou diante da grave crise econômica que o governo do PT mergulhou o Brasil em 2015”.

Respondendo diretamente ao petista Zen, Rocha focou sua critica aos bilhões que o governo do Acre pegou emprestado. “Só para forçar um pouco a sua memória, não esqueça que vocês estão governando o nosso Estado há quase 20 anos, logo não fomos nós que endividamos o Acre com bilhões em empréstimos, esses mesmos que só serviram para bancar um projeto de poder e enricar seus companheiros. Não foi a oposição que meteu a mão no dinheiro do fundo previdenciário para pagar dívidas e comprar eleições”.

“Não quero nem falar das promessas mentirosas que vocês fizeram para ganhar eleições. Mesmo assim gostaria que você relatasse onde foram parar os mais de 2 bilhões que vocês gastaram na BR 364? Qual o medo da CPI da BR 364? E da CPI da SEHAB? A imprensa divulgou que os desvios serviram para engordar as contas bancárias de alguns companheiros e para pagar dívidas de campanha”, disse o deputado, salientando ainda os “projetos megalomaníacos e falidos, que consumiram muitos milhões aos acreanos”. Segundo o deputado, esse dinheiro está fazendo falta na saúde, na segurança, na educação e na infraestrutura do Estado.

“Lembra da fábrica de tacos? da ZPE? do Projeto Antimari? da fábrica de camisinhas? da fábrica de piso de Tarauacá? Fogão geralux? São tantos exemplos que é impossível listar todos.
Não, a falência financeira do Acre não é culpa da oposição. Essa responsabilidade cabe única e exclusivamente a vocês do PT e, infelizmente, nós, acreanos, teremos que pagar o preço da incompetência desse modelo falido”, explica Rocha.

Ao finalizar seu texto nas redes sociais, Rocha critica Zen e o Partido dos Trabalhadores. “
Daniel Zen, acho que uma das maiores provas da falta de caráter é não assumir os erros que pratica, e nisso vocês, do PT são doutores”, alfinetou.

Compartilhar