Com pouco mais de dois metros na capital, o nível do rio Acre deve ultrapassar os três metros nos próximos dias, muito provavelmente, até os primeiros dias da semana que vem por causa das chuvas, informou o pesquisador meteorológico Davi Friale.
“Definitivamente, desde as últimos semanas de setembro, a seca que assolou o estado já vai longe e é bastante provável que a preocupação daqui para frente seja com a rápida subida do nível dos rios do Acre”, explica
Em algumas cidades, como Xapuri e Brasileia, o volume acumulado, nestes últimos três dias, já está próximo da média mensal, o que reforça a previsão de que choverá bem acima da média neste mês de outubro de 2016.
As chuvas têm sido volumosas, também, nos demais municípios do Acre. Em Cruzeiro do Sul, o nível do rio Juruá subiu consideravelmente nos últimos dias e já está, praticamente, na cota de 3 metros, aliviando o problema na região.
Em Sena Madureira, nos vales dos rios Iaco, Caeté e Macauã, as chuvas têm sido intensas, assim como no vale do rio Purus, cujo nível, em Boca do Acre, sobe ininterruptamente.
Nas regiões de Tarauacá e Feijó, as chuvas caem com frequência nos vales dos rios Tarauacá, Muru e Envira.
MAIS CHUVAS VOLUMOSAS NOS PRÓXIMOS DIAS
As condições atmosféricas voltarão a ficar altamente favoráveis à ocorrência de mais chuvas volumosas no final desta semana na maior parte do Acre.
Novos pulsos úmidos do Atlântico e a chegada de uma frente fria, na quinta-feira, dia 6, provocarão chuvas intensas que, em algumas áreas, poderão ser torrenciais e acompanhadas de raios e fortes ventanias.
Assim, chuvas a qualquer hora deverão ocorrer no Acre entre a quinta-feira e o próximo domingo, aumentando ainda mais o nível dos rios.