O Acre será o segundo do país a implantar a declaração online de vacinação contra a febre aftosa. Atualmente, após o período de vacinação, o produtor rural tem 15 dias para, obrigatoriamente, ir até um dos escritórios do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) comprovar, por meio da entrega de uma declaração, que imunizou seu rebanho.
Com a adoção da nova tecnologia, o pecuarista não vai mais precisar se deslocar até uma unidade do instituto para o procedimento declaratório. Com poucos cliques, usando a internet em qualquer lugar do mundo, será possível comprovar a vacinação.
O produtor que já tem cadastro e faz algum serviço de forma eletrônica como é o caso da GTA [Guia de Trânsito Animal], poderá, com a mesma senha, fazer a declaração online.
O Acre, com um rebanho bovino estimado em mais de 2,8 milhões de animais, há 11 anos é reconhecido, pela Organização Mundial de Saúde Animal, como zona livre da febre aftosa.
A segunda etapa de campanha contra a febre aftosa, quando o serviço da declaração online já entra em testes, será de 1º a 30 de novembro.