Os ataques liderados pelas facções criminosas têm ocorrido em todos os estados brasileiros. O estopim da confusão ocorreu neste domingo (16) dentro da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Boa Vista (RR). A briga deixou pelo menos 10 presos mortos. O Sindicato dos Agentes Penitenciários de Roraima afirmou que pelo menos seis presos foram decapitados e queimados.
Em Porto Velho (RO), oito presos morreram asfixiados por fumaça na Penitenciária Estadual Ênio dos Santos Pinheiro, durante a madrugada de segunda-feira (17). A Polícia Civil confirmou as mortes. Dois feridos foram encaminhados ao hospital.
Em Rio Branco (AC), ao contrário de Boa Vista e Porto Velho, a onda dos ataques vem ocorrendo fora dos presídios, embora não seja descartada a hipótese de que a ordem seja dos presidiários. Até o momento, cinco foram executados na capital, nas últimas 48 horas, sob suspeita desses ataques. Foram registradas ainda tentativas de homicídios.
O secretário de Segurança do Acre, Emylson Farias disse que os grupos rivais brigam por disputa de territórios. Segundo ele, a maioria das execuções registradas nos últimos dias é devido à luta por comando.
“Temos o nosso planejamento, mas vamos fazer o terceiro e, se for o caso, vamos enviar alguns para fora do estado. Além disso, dentro do presídio em Rio Branco alguns presos foram isolados e foi posta segurança armada na frente dos pavilhões. A segurança armada também foi reforçada na muralha do complexo”, disse.
Veja informações dos homicídios:
Domingo (16)
O jovem Aquendes Farias de Andrade, de 23 anos, foi morto a tiros no bairro Waldemar Maciel. Alex Bruno da Silva, de 23 anos, também foi morto quando teria atendido uma ligação e, ao sair para atender, foi alvejado com vários tiros. Romulo Ramon Martins Machado, de 26 anos, foi outro executado após ser chamado na janela de casa. Machado havia saído do presídio há um mês.
Segunda (17)
José Boaventura Moreira, de 24 anos, foi morto também a tiros na Estrada do Panorama, bairro São Francisco. Ele foi encontrado com uma blusa enrolada na cabeça e as mãos amarradas.
Aquiles Silva de Lima foi morto a tiros no quintal de casa quando alguns homens chegaram armados e efetuaram os disparos. O crime aconteceu na Rua São Domimgos, no Belo Jardim.
Terça (18)
Na tarde desta terça-feira (18), uma mulher, ainda de identidade não revelada, foi executada a tiros, no bairro Conquista. A mulher pilotava uma motocicleta quando foi atingida pelos tiros. A viatura 01 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, mas a vítima morreu no local. Neste caso, a polícia não informou se tem ligação com fações.