Como parte da programação do 7º Festival Pachamama – Cinema de Fronteira, o ator Luiz Carlos Vasconcelos apresenta, em Rio Branco, o espetáculo “Silêncio Total, Vem Chegando um Palhaço”. Nele, o também diretor encena o Palhaço Xuxu, personagem que existe desde 1978. A apresentação acontece no próximo dia 20, domingo, às 18h, no Calçadão da Gameleira.
Xuxu é um palhaço de rua surgido no interior de Pernambuco e que realiza mágicas, brincadeiras e números musicais e de equilíbrio. O personagem atua próximo ao público por cerca de 50 minutos, remetendo às memórias da infância e ao universo circense ao ar livre.
“A dimensão de um palhaço está relacionada à dimensão do real ridículo de quem o encarna. Tornar esse ridículo risível ou terno e oferecê-lo aos outros é a missão espiritual dos palhaços. Xuxu me acompanha há muito tempo. Estou ampliado nele. Convivendo com ele aprendi a olhar o mundo e as pessoas com olhos mais atentos e sinceros”, disse Vasconcelos.
O ator será uma das personalidades homenageadas nesta edição do Festival Pachamama. A celebração acontece logo depois do espetáculo, no Cine Teatro Recreio, na Gameleira. Além de Luiz Carlos Vasconcelos, o evento homenageia o ator, dramaturgo e cineasta brasileiro Domingos de Oliveira e o diretor e documentarista chileno Ignacio Aguero.
O Festival Pachamama – Cinema de Fronteira tem como proposta promover a integração cultural latino-americana com a criação de uma rede de produtores e consumidores de produtos e serviços multiculturais. A sétima edição do evento tem início no dia 19 e vai até o dia 26 de novembro. A programação gratuita reúne 60 filmes de 11 países latino-americanos, oficinas de formação, palestras, lançamentos de livros e homenagens a personalidades do cinema nacional e internacional.