A chuva acompanhada de ventos fortes que atingiu Rio Branco, Senador Guiomard e toda a região do Abunã, na noite desta quarta-feira, 09, foi ocasionada por um choque entre uma fraca frente fria e ar quente úmido que está sobre a região, informou na manhã desta quinta-feira, o pesquisador meteorológico Davi Friale.
Segundo Friale, as chuvas corresponderam a 25% do que estava previsto para novembro. Foram 52, 4 milímetros de água durante três horas seguidas. Isso equivale a 50 litros por metro quadrado. Já os ventos também foram fortes: acima dos 50 km por hora.
“É um vento bastante perigoso. A chuvas que caíram foram volumosas, estimadas em mais de 50 milímetros. Equivale a 50 litros por metro quadrado. Choveu muito também na região do rio Iaco, Macuã, 80 mm. Foram chuvas torrenciais”, informa.
A previsão até segunda-feira é de mais temporais. “Muita chuva, temporais. O nosso alerta é para a ocorrência de ventanias, muitos raios, daqui até a próxima segunda-feira.”
A chuva desta quarta-feira destelhou parte do hospital Dr. Ary Rodrigues em Senador Guiomard. O forro da recepção da unidade veio abaixo. Os danos estão sendo reparados pela Sesacre.