Com a ampla participação de estudantes de Direito, advogados, representantes de seccionais dos 27 estados, o XV Encontro Nacional da Jovem Advocacia foi aberto na noite desta quinta-feira, 10, no Teatro Universitário da Ufac, em Rio Branco, no Acre.
O evento, que vai até o dia 12, tem o objetivo de compartilhar experiências entre advogados, órgãos do Poder Judiciário e usuários de seus serviços, com o intuito de analisar, discutir melhorias e aprimorar o conhecimento dos jovens advogados, os métodos de trabalho, uniformizar condutas e elaborar projetos na defesa da jovem advocacia.
Durante o encontro será realizado o Colégio de Presidentes de Comissões de Jovens Advogados, bem como serão promovidos debates, cursos e palestras jurídicas voltadas para a jovem advocacia como instrumento de cidadania.
O presidente do Conselho Federal da OAB, Cláudio Lamachia, que abriu o evento com uma saudação inicial, destacou a ampla participação de dirigentes de seccionais de diversos Estados brasileiros, como São Paulo e Rio de Janeiro. Para ele, uma clara demonstração da importância da advocacia jovem.
“Nós reunimos a advocacia jovem de todo Brasil neste momento e há uma participação efetiva dos dirigentes máximo dos presidentes de seccionais. Isso demonstra o fato de que a advocacia jovem possui o apoio direto dos maiores dirigentes da Ordem no que diz respeito às suas demandas.”
A presidente da Comissão do Jovem Advogado, Marília Gabriela Medeiros, lembrou a importância de se “desenvolver um debate rico de proposições e que se reverta a favor da sociedade civil. A Comissão da Jovem Advocacia ela visa integrar o jovem advogado, a sociedade jurídica, oferecer apoio aos estudantes de Direito, estagiários de Direito, aos advogados que iniciam na sua carreira, além de fomentar a formação com cursos e palestras”.
“Esse evento tem uma forte simbologia para a OAB do estado do Acre. Hoje aqui, com toda essa representatividade, nós somos a capital nacional da advocacia”, destacou o presidente da OAB/AC, Marcos Vinicius Jardim Rodrigues, durante discurso na abertura do evento.
O advogado e vereador Roberto Duarte (PMDB) salientou que o Acre, ao receber o encontro, se destaca no cenário nacional dos grandes debates.
“É de suma importância hoje a discussão e a interação entre todas seccionais do Brasil. Os resultados desse encontro serão obtidos lá pela sociedade civil. E isso tem uma imensa importância, porque põe o Acre mais presente em discussões importantíssimas para a nossa sociedade.”
Essa é a primeira vez que o Acre sedia um encontro nacional da advocacia jovem.