Estado do Acre teve uma das menores taxas de abstenção no Enade 2016

O Acre foi um dos estados com as menores taxas de abstenção no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2016, realizado neste domingo (20). Dos 1.463 mil inscritos, 121 não realizaram a prova, o que representa 8,3% do total, segundo balanço divulgado no Portal do Inep. Levando em consideração o Enade 2016 em todo o Brasil, esse ano o exame teve a participação de 90,7% dos inscritos e registrou a menor taxa de abstenção para o 1º ciclo avaliativo, que compreende as áreas de saúde, ciências agrárias e áreas afins.

As maiores abstenções foram no Amazonas (20,2%), Roraima (14,3%) e Pernambuco (13,4%). Rio Grande do Sul teve o menor número de ausentes (6,1%), seguido de Rondônia (6,2) e Ceará (6,4%). Por curso, no Brasil, as maiores abstenções foram em tecnologia de gestão ambiental (23,1%) e tecnologia em radiologia (17,5%). Entretanto, medicina registrou apenas 1,9% de ausentes, e odontologia, 4%.

O gabarito das questões objetivas será divulgado na próxima quarta-feira (23). A data de publicação do padrão de resposta das questões discursivas será divulgada oportunamente. Todos os participantes têm até 30 de novembro para preencher o Questionário do Estudante, exclusivamente pelo Sistema Enade. O questionário é obrigatório para os estudantes regulares concluintes inscritos no Enade 2016. Caso o estudante não preencha o instrumento, será considerado irregular e não poderá colar grau.