Governo do Acre quer que Aleac aprove novo empréstimo de R$ 155 milhões

O governo do Acre pediu e a Assembleia Legislativa vai aprovar na sessão desta quarta-feira, 14, último dia de trabalho dos deputados na Casa, um empréstimo para o Executivo no valor de R$ 155 milhões.

A justificativa do governo é de que o dinheiro servirá para investimentos na área de Segurança, principalmente para a infraestrutura e fortalecimento do Iapen e modernização da gestão da Secretaria de Fazenda.

O dinheiro será adquirido por meio de uma linha de crédito da Caixa Econômica Federal. Deputados de oposição criticaram o pedido do governo.

“Quer empurrar na conta dos netos e até dos bisnetos. Nossos filhos não vão ter condições de pagar essas contas. Vão dizer que é pra fazer ruas, pra investir no bem do povo acreano. O que foi que aconteceu com o dinheiro dos empréstimos passados que não conseguiram oferecer segurança ao povo acreano?”, questionou o progressista.

“Não dá pra engolir. Querem pagar empréstimo de empréstimo? Amortizar dívidas?”, criticou a peemedebista Eliane Sinhasique.

Zen refuta oposição

O líder do governo Sebastião, deputado Daniel Zen (PT), refutou os oposicionistas argumentando que o empréstimo foi uma linha de crédito aberta pelo governo do peemedebista Michel Temer aos Estados.

Zen até elogiou o governo federal informando que o crédito não segue burocracias e, diferentemente do que foi dito pela oposição, não endivida o Estado. O petista também destacou a necessidade do recurso, já que será destinado a investimentos no sistema penitenciário do Acre.

“Foi um gesto do governo Temer de abrir uma linha de crédito para os Estados pré-aprovada junto a Caixa Econômica. Diferente do que foi dito aqui não é pra endividar o Estado. Não se trata disso. Tem cinco anos de carência, tem nove anos pra ser quitado”, argumetou.

Compartilhar