O grupo “Contra a volta do Antigo horário do Acre” começou uma campanha nas redes sócias por meio de um site que faz petição á comunidade brasileira solicitando novo referendo para o fuso horário do Acre. A campanha começou hoje (13) e em menos de 30 minutos mais de 180 pessoas assinaram a petição.
Na justificativa usada pela internauta Camila Z., criadora do fórum, essa será uma oportunidade para que os acreanos possam, sem intervenções políticas, votar consciente sobre o fuso horário do Estado.
“Convoco a população do estado do Acre e a quem interessar possa para assinar esta petição que tem por objetivo exigir a realização de um novo e definitivo referendo a respeito do horário que deve vigorar. Pois, o referendo anterior foi realizado precipitadamente baseado na poderosa arma de disputa política que se tornou o que notadamente induziu a população a erro”.
Um dos criadores do grupo sintetizou os prós para o novo referendo. “Porque o fuso horário mais adiantado é muito melhor, pois aproveitamos melhor o dia, e ficamos mais próximo no tempo com o resto do Brasil (…) Se todos os outros Estados brasileiros estão com 1 ou 2 horas a mais, não é justo apenas o Acre ficar com 2 e até 3 horas de diferença para o horário oficial do país. Todos os ajustes foram feitos no fuso adiantado para que ninguém precisasse sair para escola no escuro, e sem contar que por volta das 06horas da manhã o dia já estava clareando. Portanto, exijo um novo referendo ja!!! Sem politicagem”, escreveu o geógrafo Jordan Valle.
O internauta que quiser participar pode acessar https://secure.avaaz.