A Ordem dos Advogados do Brasil no Acre (OAB/AC) ingressará ainda hoje, 28, com um pedido de Habeas Corpus em favor dos advogados Emilson Brasil, Charlles Roney e Jorge Osvaldo, presos ontem, 27, em Rio Branco (AC), durante a operação Zagan, desencadeada nos Estados do Acre, Rondônia, Mato Grosso e São Paulo, pela Policia Federal.
Os advogados, que foram detidos temporariamente e já estão na sede da PF, em Rondônia, são acusados de participar de uma quadrilha com ramificações em vários Estados, que fraudava documentos públicos e falsificar dinheiro.
A reportagem de ac24horas entrou em contato com o presidente da comissão das prerrogativas do advogado da OAB, André Neri, que revelou ter recebido a decisão da justiça somente hoje.
“Recebemos a decisão somente hoje e tudo indica que até o meio-dia ingressaremos com o pedido de habeas corpus”, disse.
De acordo com o advogado, serão questionadas as formas da prisão, busca e apreensão que foram executadas pela PF, que desrespeitou, segundo a Ordem, as prerrogativas da classe.
O Habeas Corpus será ingressado no Tribunal Regional Federal da 1ª região em Brasília. A expectativa é que os advogados respondam ao processo em liberdade.