Oab orienta consumidores para compras de natal

Com o pagamento do funcionalismo público ocorrendo em um período tão próximo do Natal, a população naturalmente parte na busca imediata do melhor presente, acarretando enormes aglomerações, tanto no centro da cidade, quanto no Shopping e nas demais lojas espalhadas pela capital.

Contudo, é justamente nessas horas que oportunistas atacam aqueles mais desavisados, gerando, ocasionalmente, grandes prejuízos, tanto financeiros, quanto emocionais.

Para começar, é necessário restringir os principais itens que são alvos dos bandidos, tais como: celular, carteiras, cartões, cordões e pulseiras que chamem atenção pelo seu formato ou volume, como grandes cordões de ouro, mas o cuidado com outros itens também é muito importante:

1) Ao sair de casa, deixe tudo que for desnecessário e que chame atenção desnecessariamente. Lembre-se, quanto maior a ostentação, mais perceptível você será para estranhos;

2) Mulheres devem sempre andar com suas bolsas, independentemente de tamanho ou formato, fechadas em a frente do corpo e jamais voltadas para trás;

3) Faça o possível para deixar uma das mãos desocupadas, mesmo que signifique certo desconforto, pois pessoas com as duas mãos ocupadas são, consideravelmente, mais vulneráveis;

4) Fique sempre de olho em suas compras e evite, ao chegar em uma loja, deixar as sacolas em locais onde itens podem ser facilmente furtados. Guarda volumes confiáveis são sempre uma opção. Caso não tenha um, procure sair em dupla;

5) Evite falar ao celular enquanto anda pelo centro da cidade.Smartphones são itens muito cobiçados por assaltantes e são os campeões em numero de furtos e roubos. Caso seja necessário ligar ou atender a uma ligação, procure entrar em uma loja ou um local seguro, em que você possa ter o controle das pessoas que se aproximam por trás.
No caso dos telefones, com as diversas mídias sociais, em especial, o Whatsapp, é muito comum a maioria das pessoas se perderem distraídas conversando por mensagens. Muito cuidado: em um momento de distração, seus pertences podem ser furtados. Se for necessário usar alguma mídia social ou responder uma mensagem, procura um local seguro.

6) Estacionamento: Com o centro de Rio Branco lotado por consumidores de última hora, fica difícil localizar uma vaga próxima aos locais de grande circulação para estacionar o carro ou a moto.
IMPORTANTE: NUNCA deixe bolsas, seja de qualquer tamanho ou formato, sacolas, pastas ou qualquer outra coisa que possa conter algo de valor em seu carro, seja nos bancos ou no porta- malas. Procure deixar tudo que não for necessário em casa; retire frentes de aparelhos de som (se possível) e, se você for manter algo no porta-malas ou no interior do veículo, inclusive suas compras, enquanto continua comprando, prefira manter seu carro em estacionamentos particulares, pois, mesmo que haja a informação de que o estabelecimento não se responsabiliza por itens deixados no interior dos carros, eles são sim responsáveis por qualquer dano no veículo sobre seu cuidado e deverá arcar com os todos os prejuízos ocasionados.

No mais, a Ordem dos Advogados do Brasil e a Comissão de Defesa do Consumidor desejam a todos um Feliz Natal, com muita paz e tranquilidade, destacando que a pratica do cuidado evita muita dor de cabeça.

Compartilhar