“Pela 1ª vez um Estado alcança um patamar de solução das filas de cirurgias”, diz Sebastião Viana

O governador Sebastião Viana e a secretária de Saúde, Suely Melo, apresentaram nesta segunda-feira, durante coletiva na Casa Civil, os resultados numéricos do setor da Saúde na área de cirurgias.

DSC_0329

De acordo com o governo, entre janeiro e 18 de dezembro de 2013 foram feitas mais de 15 mil cirurgias. Um avanço que de acordo com Sebastião Viana praticamente zerou as filas no setor.

“Pela primeira vez um Estado brasileiro alcança um patamar de solução das filas de cirurgias. Nós tiramos a demanda reprimida que tínhamos. Foram feitas ao longo deste ano 15.086 mil cirurgias. Quando você olha as pessoas que esperaram as cirurgias ginecológicas, foi uma vitória enorme nessa equipe de servidores públicos. Na urologia, na ortopedia. Vale lembrar o mutirão de cataratas.

Ainda de acordo com Sebastião Viana, a quantidade de cirurgias ortopédicas, por exemplo, “tem como principal fator da violência no trânsito”. “Apesar da Álcool Zero, das fiscalizações. Mesmo assim são R$ 30 milhões, que poderiam ir para o servidor, pra programas de economia, na vida em comunidade, pra redução da dependência química. É algo que incomoda o mundo todo é a violência no trânsito. 43 mil mortes de trânsito no Brasil”, comenta.

Apesar dos avanços, o governador reconheceu que as demandas continuarão a existir. Ele também fez questão de destacar que em 2014, o governo deve inaugurar novas unidades de saúde, o que vai representar um aumento de 300 leitos.

“Só no Huerb que nós vamos inaugurar são 100 leitos. Temos ainda o Into, as Upas do São Francisco, da Baixada, da Cidade do Povo, o Hospital de Brasileia e Upa de Epitaciolândia”, completa Sebastião.

Para facilitar o atendimento das pessoas que ainda esperam por cirurgias o governo disponibilizou um telefone exclusivo. O número do telefone é 3222-8177.

Confira o levantamento de cirurgias feitas pelo Estado

Compartilhar