Roger viaja e leva na bagagem o desempenho dos vereadores

O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Roger Correia (PSB), saiu de férias e não deixou autorizada a publicidade do desempenho dos vereadores durante o ano legislativo de 2013. Pelo menos essa é a informação dada pelos funcionários da casa. “Essa informação somente com o Roger”, disse uma servidora que pediu para não ter seu nome revelado.

No portal criado pelo legislativo mirim, a página que deveria informar tal desempenho avisa que está em construção. A informação vem sendo repassada individualmente a cada parlamentar e de forma genérica pela assessoria de imprensa do órgão. Comenta-se que o “segredo” ocorre por causa do pífio desempenho dos vereadores da base de sustentação ao prefeito Marcus Viana.

De acordo as informações genéricas, foram 114 projetos de lei apreciados pelos parlamentares, destes, 04 foram complementar, 28 anteprojetos, 37 de autoria do legislativo e outros entre medidas provisórias, vetos e propostas de emenda a lei orgânica do município. As indicações tiveram números expressivos: um total de 1.599.

Sem o relatório, o eleitor não tem como acompanhar como foi o trabalho de cada parlamentar, principalmente nas comissões permanentes da Câmara Municipal, os pareceres que foram discutidos e aprovados em plenário e o desempenho individual de cada vereador eleito nas últimas eleições.

O primeiro secretário, vereador Marcelo Macedo (PT) não foi encontrado na Casa. Segundo informações o mesmo estava com uma indisposição. O vice-presidente também não foi encontrado na casa. A chefe do setor de comissões, Marlene Maia, também saiu de férias.

Ano passado o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) ajuizou uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra a Câmara Municipal de Rio Branco, e seu presidente, Roger Correa de Oliveira, por não cumprir o que está previsto na Lei de Acesso à Informação.

A ação foi proposta pelo Promotor de Justiça Adenilson de Souza, titular da Promotoria Especializada de Defesa do Patrimônio Público e Fiscalização das Fundações e Entidades de Interesse Social.

Compartilhar