Para Gladson, pesquisa mostra que eleitor quer mudança; Marcus avalia que está bem

A pesquisa da Agência Delta divulgada nesta segunda-feira, 04, pela TV Gazeta (Rede Record local) e os sites agazeta. net e ac24horas mostrando os percentuais de intenções de votos na disputa majoritária no período pré-eleitoral no Acre mexeu com o meio político e a opinião pública.

LEIA MAIS
Pesquisa Delta/TV Gazeta mostra cenário polarizado entre Gladson e Marcus na disputa ao governo do Acre

Gladson Cameli (Progressistas) aparece na pesquisa estimulada com 36,08%, o petista Marcus Viana vem logo atrás com 31,41%. Na terceira colocação, o pré-candidato Coronel Ulysses Araújo (PSL) registra 5,83% da preferência. Depois, aparecem: Janaina Furtado (Rede) com 1,91%, Lyra Xapuri (PRTB) com 0,41% e David Hall com 0,33%.

O ac24horas ouviu todos os seis pré-candidatos a governador.

Cameli, primeiro colocado, compreende que o pleito ainda está distante, mas vê a pesquisa como um importante instrumento de análise do período.

“Interpretamos o resultado da pesquisa como positivo para todos que aguardam uma alternância de poder dentro de uma nova visão de estado mas também como uma demonstração do reconhecimento da sociedade sobre o nosso trabalho junto ao Senado Federal”, observa.

O ex-prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre Viana, diz que vê os números da pesquisa com tranquilidade e lembra que o contexto ainda é de pré-campanha. Viana recordou que está há dois meses afastado da prefeitura, tempo em que se dedica integralmente à pré-campanha.

“Respeito os números, pois ainda não estamos no período eleitoral. Temos ainda relevante percentual de nulos e indecisos. Estou fazendo minha parte, com menos de dois meses de caminhadas nos municípios percebo muito boa receptividade. Estou há apenas dois meses afastado da prefeitura de Rio Branco e me dedicando à pré-campanha no interior e fico feliz em iniciar a pré-campanha com mais de 30% “, diz o petista.

O Coronel Ulysses Araújo ficou feliz com seu desempenho. Ele observa que na pesquisa estimulada há 16,12% de eleitores indecisos e na espontânea 78%.

“Esse público tende a vir conosco, uma vez que os dois pré-candidatos que estão melhor posicionados já fazem campanha há mais de 04 anos e esse público não decidiu ir com eles”, acredita.

Única mulher na disputa, a vereadora Janaína Furtado, pré-candidata da Rede Sustentabilidade, entra na pré-disputa com 1,91%. Ela acredita na quebra da hegemonia das pré-candidaturas até então apresentadas ao eleitor acreano.

“Ainda nem iniciamos a pré-campanha. Estou feliz. Acho que as mulheres estão quebrando a hegemonia masculina e as novas forças políticas estao chegando pra protagonizar as mudanças.”

Lyra Xapuri (PRTB) diz estar agradecido pelo desempenho na pesquisa. Xapuri acha que o eleitor, ao declarar voto nele, mostra que quer alternância de poder no Acre.

“O meu sentimento é de gratidão. Só quero agradecer as pessoas que  declararam voto à minha pré-candidatura a governador. Meu sentimento de gratidão às pessoas que me acolhem bem nos municípios, ao Acre que está vendo a minha candidatura como alternância, uma opção nova de voto e que estou preparado para fazer as mudanças que o acreano tanto quer.”

Apenas David Hall, do Avante, criticou a pesquisa. O professor de Filosofia lembrou que nas eleições municipais passadas, o então candidato da Rede à prefeitura de Rio Branco, Carlos Gomes, aparecia sempre como último colocado nas pesquisas, mas o resultado das urnas foi outro: Carlos acabou ficando em terceiro na frente do então candidato do PR, o ex-vereador Raimundo Vaz.

“Eu tenho observado nas últimas eleições que as pesquisas tem sido bem destoantes do resultado das urnas. Basta lembrar recentemente das eleições municipais de Rio Branco que colocava o candidato da Rede lá embaixo e na apuração dos votos uma grata surpresa para todos. O fato de ser o pré-candidato menos rejeitado deve significar alguma coisa, mas isso eu vou deixar para os analistas”, salienta.

Compartilhar