FPA terá apenas um candidato ao Senado e definirá chapa em fevereiro

Ray Melo e Luis Carlos Moreira Jorge
Da editoria de Política

O ex-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Leonardo Brito anunciou na tarde desta terça-feira (21), que a Frente Popular terá apenas um candidato ao Senador e definirá a chapa majoritária da coligação até o dia 20 de fevereiro. A informação foi repassada pelo petista através das redes sociais.

 Brito considerou uma sábia decisão do conselho político da FPA, que teria se reunido na manhã de hoje, “para finalizar o processo de definição das candidaturas majoritárias”. Ele afirma ainda, que a coligação terá apenas um candidato ao Senado.

 As declarações de Brito colocam um ponto final nas especulações de uma disputa eleitoral com candidaturas de Aníbal Diniz (PT) e Perpétua Almeida (PCdoB), que duelam nos bastidores pelo direito de representar a FPA na disputa pela única vaga ao Senado em disputa.

 Outra definição seria sobre a escolha no nome do vice na chapa do governador Sebastião Viana (PT). De acordo com o Leonardo Brito, a escolha será de iterira responsabilidade de Viana. “Uma comissão de partidos encaminhará as discussões nas 5 regionais”, enfatiza Brito.

 O ex-presidente do PT finaliza destacando que a disputa eleitoral com dois candidatos ao Senado poderia ser um erro histórico da FPA. “Afastada de vez a possibilidade de duas candidaturas, o que consistiria em um erro histórico”.

 Sebastião assume comando

A decisão foi tomada ontem pela manhã, numa reunião acontecida no gabinete do governador, com a presença de todos os dirigentes da FPA e do senador Jorge Viana (PT). Foi dada na ocasião “carta branca” para todo o processo ser conduzido por Sebastião Viana

Nas manifestações de vários dirigentes da FPA durante o ato, ficou clara a preferência esmagadora pela candidatura da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) como o nome ao Senado da aliança.

 Sobre o vice, Viana disse que já escolheu o nome, mas só deve anunciá-lo dia 20. “Não será o Leo Brito”, limitou-se a falar. A indicação de Anibal Diniz a vice também está descartada, segundo uma outra fonte do PT.Também ficou acertada que a indicação dos suplentes da chapa do Senado deixará o PT de fora. Foi formado um grupo de dirigentes da FPA para percorrer os municípios e discutir a formação da chapa da FPA com seus filiados. 

Leia mais sobre política local no Blog do Crica.

Compartilhar