Às vésperas de recesso, Assembleia tem sessões esvaziadas

Apesar de o ano estar perto do fim e o início do recesso parlamentar bater à porta, as sessões da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) ficaram esvaziadas nesta penúltima semana de sessões deliberativas.

Nesta quinta-feira (13), dia que deveria ser de trabalho, os parlamentares não realizaram sessão.

Apesar de ser um período de votação de pautas importantes, como o Orçamento 2019 e a reforma administrativa do próximo governo, os parlamentares não estão se debruçando sobre as matérias nas respectivas comissões.

A razão, como de costume, é que o Palácio Rio Branco ainda não enviou os projetos de lei, deixando para tudo ser votado de última hora.

A perspectiva é que eles sejam analisados e votados na próxima semana, a que antecede o recesso.

A tendência é que as pautas sejam analisadas e votadas às pressas pelas comissões, e enviadas ao plenário.

Um dos motivos para que o Orçamento ainda não esteja pela Casa é o atraso, pela equipe de transição, do envio da reforma administrativa de Gladson Cameli.

As duas pautas já estão em análise pela Procuradoria Geral do Estado. Havia a perspectiva de que a reforma não fosse votada em 2018.

Dependentes da pauta do Executivo, os deputados passaram a semana de cara para cima. Outro fator para o esvaziamento foi a Operação Santinhos, pela Polícia Federal, que resultou na prisão da deputada reeleita Dra Juliana Rodrigues (PRB), suspeita de corrupção eleitoral.