Governo abre curso de formação da Polícia Civil sem divulgar lista dos candidatos aprovados

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (31) a solenidade de lançamento da aula inaugural do Curso de Formação para policiais civis, aprovados no concurso de 2012. A abertura do curso foi realizada durante café da manhã no Buffet Affa Jardim. Mas o que quase ninguém sabe é que o curso de formação foi aberto sem a divulgação da lista oficial dos aprovados, foi o que denunciaram alguns candidatos que procuraram a reportagem do ac24horas.

12240180353_515b4ab1c2_b

Em um e-mail enviado a redação do site, uma candidata denuncia uma suposta manobra do Governo para tentar desarticular o movimento dos policiais civis e passar a sociedade que há uma preocupação em resolver os problemas da categoria. No texto a candidata não se identifica com medo de represálias.

“Bom dia cara colega!!! Sou candidata aprovada do concurso da Policia Civil de 2012 e venho por meio deste e-mail mostrar minha indignação com o “nosso” ditador governador. Tenho medo de me identificar e ser perseguida no futuro.

A historia é o seguinte: depois de quase um ano e meio com esse concurso enrolado, quarta feira(29/01/2014) saiu o resultado preliminar da investigação social, esta que é ultima fase do concurso. Após esse resultado que é preliminar o senhor governador Tião Viana resolveu antecipar uma solenidade para entrega de camisas que serão usadas na academia de policia, o problema é que nem saiu a classificação oficial dos aprovados e ele, não sei por qual meio, já disse quem são os classificados dentro do numero de vagas. Essa solenidade aconteceu hoje dia 31/01/2014, no Buffet Affa Jardim pelo período da manhã.

Na minha opinião o governador resolveu se antecipar para mostrar para a sociedade que esta fazendo algo pela policia civil. Sendo que o resultado da investigação é preliminar e ainda tem candidatos entrando com recurso, pois foram desclassificados nesta fase. Nos somos sabedores que a policia civil esta em manifestação pelas péssimas condições de trabalho e para abafar e “derrubar” o atual manifestação da PC”, escreveu a candidata.

A reportagem procurou a diretoria do Sindicato do Policiais Civis do Estado do Acre (Sinpol/AC), que afirmou que na manhã de hoje vários candidatos entraram em contato relatando o ocorrido.  Alguns deles foram comunicados pela Secretaria de Estado da Polícia Civil (Sepc) por meio de ligações telefônica.  A maioria dos candidatos são do interior.

“O Governo disse que os candidatos iniciariam o curso de formação em janeiro e foi isso que ele fez, mesmo sem ter a lista oficial dos aprovados ele lançou a aula inaugural. Isso só mostra a falta de respeito que o Executivo tem com a categoria”, disse Itamir Lima, presidente do Sinpol.

A Polícia Civil também foi contatada pela reportagem, que por meio de sua assessoria de imprensa explicou que hoje ocorreu um encontro preparatório para todos os candidatos previamente aprovados, ou seja, que foram submetido a investigação social, última etapa do concurso antes da academia.

De acordo com o assessor de imprensa, Pedro Paulo Tavares, os candidatos que foram eliminados na etapa final, tiveram a quinta e sexta-feira (30 e 31), respectivamente para ingressarem com os recursos, que serão julgados até a segunda-feira (3) de fevereiro. Somente na próxima terça-feira (4) é que será publicada a lista oficial com o nome dos candidatos aprovados e que irão para a etapa preparatória da academia de polícia. As matriculas ocorrerão na quarta-feira (5) e o curso inicia na quinta (6) de fevereiro.

Compartilhar