As feias que me perdoem….

Bela escolha a da advogada Nazaré Lambert como vice na chapa de Tião Viana. É um quadro preparado. Tem a política na veia familiar. O pai José Augusto foi governador do Acre e a mãe, Maria Lúcia, deputada federal.  Colocou o charme e a beleza da mulher na chapa.  Copiando Vinicius de Moraes: as feias/que me perdoem/a beleza é fundamental… Até na política!.

Puxará para cima
Nazaré Lambert deverá puxar para cima a candidatura à reeleição do Tião Viana

Sem reação
A escolha por Tião Viana não teve reação na seara do PT e nem deverá ter na FPA. Até o senador Anibal Diniz (PT) baixou as armas, momentaneamente, ligou e elogiou a escolha.

Fora do PT
Defensores da candidatura de Anibal Diniz (PT) torciam na possibilidade de a escolha recair sobre o deputado Élson Santiago (PEN), o que deixaria a vaga do Senado livre para o PT.

Tirou do páreo
O que tirou o deputado Élson Santiago (PEN) do páreo foi o fato de que a vice tinha de ser uma mulher, decisão bastante discutida com a assessoria do governador,  e que teve o seu aval.

Condão político
A escolha de uma petista para o cargo colocou a candidatura do senador Anibal Diniz (PT) à reeleição na corda. Se for escolhido, a chapa passa ser toda do PT, difícil de explicar na FPA.

Nem sinal
Mas, Anibal Diniz não dá nem sinal de que vai arrefecer sua campanha nos diretórios do PT. Teria recusado, inclusive, uma vaga no TCE ou vir disputar uma vaga de deputado federal.

Leva para o debate
Na base do não estou nem aí, o senador Anibal Diniz (PT) deverá o seu nome para o debate contra Perpétua Almeida (PCdoB). Na minha avaliação vai levar sua candidatura à exaustão.

Pedindo para sair
O Conselheiro do TCE, Ronald Polanco, entrou com pedido de aposentadoria proporcional no Tribunal de Contas do Estado. Quer salvar os dedos, escapar de uma condenação no STF.

Mesmo problema
O caso do Ronald Polanco é o mesmo do prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, problemas na Aleac com o manuseio da verba de gabinete e não declaração de ganhos à Receita Federal.

Não quer saber
O deputado federal Márcio Bittar (PSDB), soube ontem, não vai nem analisar a proposta do senador Sérgio Petecão (PSD) de abrir para Tião Bocalon (DEM) ser o candidato a governador.

Adversário político
Essa proposta do Sérgio Petecão já nasceu morta. Se há uma pessoa com quem o deputado federal Márcio Bittar (PSDB) nem quer  conversa é com o Tião Bocalon (DEM).

Sentimento de traição
Márcio se considera traído por Tião Bocalon não o apoiar para o governo.

Homenagem justa
Acatando sugestão do deputado Astério Moreira (PEN), o governador Tião Viana dará à rua principal de acesso à “Cidade do Povo”, o nome do saudoso Apóstolo Afif Araão.

Proposta recusada
Populares apelidaram um jacaré que apareceu em uma grande poça de água em uma das ruas de Sena Madureira de “Nilson Areal”. Contam que, revoltado, o Jacaré não aceitou o nome.

Campanha no mato
Quem regressou queimado do sol foi o deputado Walter Prado (PROS), após andança política pelo rio Muru, em Tarauacá. Quer reforçar a sua principal base eleitoral, que é Tarauacá.

Resposta rápida
A Secretaria de Segurança tem de dar uma resposta rápida para apurar esses ataques de bandidos com explosivos aos caixas bancários, uma modalidade de crime novidade por aqui.

Meia-bomba
Os primeiros meses desse último período legislativo deverão comportar debates apenas nos primeiros meses, a partir de junho vai rarear deputado na Aleac, porque começa a campanha.

Fora da disputa
Marileide Serafim (PROS), Élson Santiago (PEN), Lira Moraes (PEN) e Toinha Vieira (PSDB), são os deputados que não deverão disputar a reeleição.

Câmara Federal
Só a deputada Marileide Serafim (PROS) disputará a eleição, como candidata à Câmara Federal.

Consenso difícil
20 de fevereiro é a data marcada para ser anunciado o nome do candidato (a) que disputará a vaga de senador pela FPA. Nem o mais otimista dirigente político crê que se terá um consenso.

Bem avançadas
Para quem perdeu três meses de trabalho por conta da “Operação G-7”, os empresários que trabalham na “Cidade do Povo” estão com as suas obras bastante adiantadas.

Precisa se entender
O PSDC precisa se entender internamente. Não pode chegar à mesa do debate na FPA, com dois candidatos à primeira suplência do Senado, Antonio Klemer e Pastor Rodson.

Questão de competência
Quando vejo a maioria dos novos prefeitos reclamando da falta de recursos para tocar seus projetos e o prefeito de Senador Guiomard, James Gomes (PSDB), pagando em dias os fornecedores, a folha de pagamento, fazendo investimentos e inaugurando obras, chego à conclusão que, o que falta nos prefeitos que reclamam é competência administrativa.

Chapas prontas

Márcio Bittar (PSDB)-Henrique Afonso (PV) será uma das chapas da oposição. Na coligação PSD-DEM-PMN-PRTB há dúvidas se sairá Tião Bocalon (DEM) ou Sérgio Petecão (PSD) separados ou os dois juntos. A FPA terá Tião Viana (PT)-Nazaré Lambert (PT). Para o Senado a oposição terá duas candidaturas, Gladson Cameli (PP) e Roberto Duarte (PMN). Na FPA falta a decisão se será Anibal Diniz (PT) ou Perpétua Almeida (PCdoB). 

Compartilhar