O gestor com maior poder fogo na prefeitura de Cruzeiro do Sul, depois do prefeito Ilderlei Cordeiro, será o seu irmão de igreja, Gemil Junior. Um dia após nomeá-lo Secretário de Administração da cidade, Cordeiro resolveu conceder mais uma benção ao nomeá-lo também para responder cumulativamente pelo expediente da Secretaria de Obras e Infraestrutura. A informação consta na edição desta quarta-feira, 9, do Diário Oficial do Estado.
De acordo com a publicação, Ilderlei delegou a Gemil a competência para ordenar despesas da folha de pagamento, autorizar empenhos, efetuar pagamentos relativos aos programas, subprogramas, projetos e atividades das duas secretarias, incluir na folha de pagamento benefícios e vantagens de servidores previstos em lei, bem como firmar e executar contratos, convênios e termos de cooperação, no âmbito das ações inerentes a essa Secretaria, sem prejuízo de suas funções e responsabilidades legais.
Nos bastidores da política, a informação que circula é que a nomeação de Gemil seria um pedido pessoal do Pastor Agostinho Gonçalves, Líder da Igreja Batista do Bosque, onde o prefeito de Cruzeiro congrega com sua família.
Gemil Junior foi secretário de Saúde no governo de Sebastião Viana e também candidato a deputado estadual pelo PDT, partido ligado a Frente Popular do Acre, nas eleições de 2018. Ele obteve 2.870 votos, não chegando a se eleger a uma das 24 cadeiras da Assembleia Legislativa.