Inspirados na hashtag #FloresParaAdriana, lançada por internautas numa rede social ao final desta semana, integrantes do movimento Acredito, no Acre, decidiram ir às ruas do centro de Rio Branco neste sábado, 23, para presentar mulheres com botões de rosas.
O vídeo de uma mulher chamada Adriana viralizou nas redes sociais depois que um homem a filmou tentando colher um punhado de flores em uma calçada. As imagens provocaram revolta, já que os internautas acusaram o dono das imagens de humilhar a mulher.
A ação coincidiu com o lema “Todo dia é dia da mulher!”, em homenagem ao mês de março, dedicado às mulheres. “Fomos às ruas de Rio Branco entregar flores às fortes mulheres acreanas, reafirmando que toda mulher é importante e merece respeito”, disse o voluntário Gabriel Santos, membro do movimento.
Assim que tomou conhecimento do vídeo, a equipe decidiu comprar algumas flores e distribuir para mulheres comuns, que transitavam pelo centro da cidade. Para eles, a ideia superou as expectativas. “Ficamos extremamente sensibilizados com a cena, principalmente por ser o mês da mulher, um mês de homenagens e dedicatórias”.
A recompensa ficou pelo carinho, sorrisos e abraços recebidos pela equipe em troca das flores. “É um gesto simples, mas que pode mudar o dia de uma pessoa ao lembrá-la que ela existe sim e é importante”, afirma Gabriel.
Sobre o Acredito
Segundo os participantes, o Acredito é um movimento nacional e está presente em todas as regiões do Brasil, fazendo ações sociais com milhares de voluntários. Hoje, todo o Acre possui 100 membros ligados ao movimento.