Após pressão, governo repassa R$ 220 mil à Casa Souza Araújo

A Casa de Acolhida Souza Araújo recebeu o repasse de R$ 220 mil, feito pelo Governo do Acre na última seta-feira, dia 26. O dinheiro foi transferido pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), e é referente ao mês de setembro de 2018, fruto de convênio com a Diocese de Rio Branco.

Em relação ao repasse de 2019, a Sesacre aguarda a apresentação do Plano de Trabalho da entidade para realizar a assinatura de um novo convênio, e posteriormente o pagamento. A informação é da Agência de Notícias do Acre.

O pagamento do convênio foi autorizado pela lei nº 3.472, que garante os repasses a entidades civis sem fins lucrativos das áreas de assistência social e de saúde que atuam no Acre. A medida foi aprovada pela Assembleia Legislativa (Aleac) e sancionada pelo governador Gladson Cameli no dia 5 de abril.

“Já conseguimos pagar dois meses da dívida deixada pela gestão passada, quase meio milhão. Sobre o pagamento do convênio de 2019, autorizado por lei sancionada no início de abril, estamos aguardando a apresentação do Plano de Trabalho, por parte da Diocese de Rio Branco. Esta é uma exigência que precisa ser cumprida para que os repasses sejam realizados”, explicou Alysson Bestene, titular da Sesacre.

O secretário lembrou ainda que a atual gestão tem feito um grande esforço para pagar dívidas deixadas pelo governo anterior, o que tem comprometido o orçamento de 2019. “Nossa intenção é pagar todas as dívidas. Temos muitas limitações, mas nosso objetivo é trabalhar em conjunto com todas as instituições, garantindo a melhoria e qualidade de vida dos pacientes internos”, afirmou.

Alysson Bestene ressaltou que, tão logo a Diocese de Rio Branco apresente o Plano de Trabalho, será assinado o convênio para que os repasses de 2019 sejam efetivados.