A Diocese de Rio Branco lamentou, em nota oficial emitida nesta terça-feira, 18, a morte do arcebispo Dom Moacyr Grechi, aos 83 anos, ocorrida noite dessa segunda-feira, 17, em um hospital particular de Porto Velho, em Rondônia. Atualmente, ele era arcebispo emérito da Igreja Catedral Metropolitana Sagrado Coração de Jesus, na capital rondoniense.
Em nota, Dom Joaquim Pertíñez, Bispo de Rio Branco, agradeceu o dom da vida de Moacyr Grechi e pelos anos em que esteve à frente da igreja no Acre. Segundo a nota, Grechi foi responsável pela descentralização das paróquias locais e deu uma nova vitalidade para a igreja.
“Foi um incansável defensor dos povos da floresta: indígenas, seringueiros e trabalhadores rurais. Como bispo de Rio Branco, lutou pelo fim da violência e por uma sociedade mais justa e fraterna”, diz um trecho da nota.
Para a Diocese de Rio Branco, Dom Moacyr Grechi foi um bispo do povo, sempre procurou escutar as pessoas, seus problemas e preocupações. “Um homem simples, alegre, de muita oração. Ele sempre procurou estar presente na realidade das pessoas e dar uma palavra de ânimo e incentivo”.
No Acre, Dom Moacyr também foi responsável pela elevação da Prelazia do Estado e Purus à categoria de Diocese e foi o primeiro bispo diocesano da Diocese de Rio Branco.
A missa exequial será celebrada às 19 horas desta terça-feira, 18, na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, em Rio Branco.