Cerca de 29 alunos da escola municipal de ensino de ensino fundamental Irmã Diana, localizada no bairro Cruzeirinho, no município de Cruzeiro do Sul, estão tendo aulas de Latim. O idioma é ensinado por meio de um Projeto de Extensão da Universidade Federal do Acre (Ufac).
O curso terá duração de dois anos e seis meses e está dividido em três projetos de extensão. Esta primeira fase irá durar 10 meses e a coordenadora do programa, professora Simone Cordeiro, ministra aulas para 29 crianças de 8 a 10 anos.
A intenção é desmistificar o senso comum de que o Latim, que surgiu em Roma, seja uma língua morta e apresentar a língua e a cultura romana por meio de atividades dinâmicas, mostrando aspectos linguísticos que colaboraram para a formação da língua portuguesa.
Por meio do método utilizado, o Minimus, os alunos refletem sobre os diferentes campos do conhecimento: história, geografia, ciências, linguagens, artes etc. A ideia é estender o curso para demais turmas da escola e, futuramente, para outras escolas do município.