Anunciada revitalização de praça histórica no centro de Xapuri

A prefeitura anunciou que vai revitalizar a praça Getúlio Vargas, no centro da cidade, um dos lugares públicos mais apreciados e de grande memória para a população do município.

Um pouco abaixo da praça está a Fonte do Bosque, que teria sido usada por Plácido de Castro e seus soldados seringueiros momentos antes de abordar Juan de Dios Barrientos, o intendente boliviano, na eclosão da Revolução Acreana.

No centro da praça está o antigo Coreto Municipal, onde as pessoas se reuniam, aos domingos e feriados, para ouvir as retretas tocadas pela também histórica banda de música Dona Júlia Gonçalves Passarinho.

O anúncio foi feito pelo prefeito Ubiracy Vasconcelos após ver garantidos os recursos oriundos de uma emenda parlamentar do ex-deputado Léo de Brito (PT). São R$ 490 mil, que serão repassados ao município via convênio com o Ministério do Turismo.

“É um local histórico, um espaço de lazer e de cultura que a nossa população reivindica há bastante tempo. É uma obra que, com certeza, vai contribuir para o embelezamento da cidade e para o aumento da autoestima dos munícipes”, afirmou o prefeito.

Ubiracy Vasconcelos informou também que não haverá prejuízo para o bar e lanchonete Bebum, situado no interior da praça há mais de 20 anos. O lugar já foi um dos principais pontos de encontro da cidade e motivo de polêmicas por conta da comercialização de bebidas alcoólicas em local inadequado. Segundo o gestor, o projeto prevê a readequação do ponto comercial numa parte lateral do espaço público e um acordo já foi firmado com a proprietária do estabelecimento.

O projeto de revitalização da praça Getúlio Vargas está cadastrado no Sistema de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal – SICONV – sob o nº 846972/2017. A previsão da prefeitura é de que o espaço seja entregue à população no final de novembro ou começo de dezembro do ano corrente.