O período de estiagem no Acre alcança níveis alarmantes de queimadas nas zonas urbanas e rurais. Uma série de imagens e vídeos divulgados por meio da web acaba unindo a população contra a incidência de focos de incêndios. Hoje, 23, mais imagens mostram a situação da capital encoberta de fumaça após uma série de queimadas, desta vez, no Ramal do Rodo, próximo a Chácara Jocum, localizada no bairro Vila Acre.
O acúmulo de fumaça e incêndios tem provocado diversos problemas respiratórios de saúde na população. De janeiro a agosto, mais
de 30 mil pessoas procuraram unidades de saúde com algum tipo de problema relacionado a queimadas.
O governador Gladson Cameli acaba de decretar emergência ambiental por causa das queimadas. Um relatório elaborado por diversos órgãos de defesa e fiscalização, indica que desde o início do ano o Acre está no 8° lugar do ranking com 2.533 focos de queimadas, ou 4,7% do total de mais de 53 mil focos registrados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais na Amazônia.
As cidades de Feijó, Tarauacá e Sena Madureira lideram o número de focos de queimadas. Enquanto a terra do Açaí registrou de 1 de janeiro até o dia 21 de agosto, 517 focos, a Terra do Abacaxi registrou 394. Sena marcou 270 focos. Rio Branco aparece na quinta colocação com 215 focos e Cruzeiro do Sul em sétimo com 117 registros.
[videopress 6qlJi7gp]