Ao menos até o fim deste mês de setembro, podem ocorrer chuvas acompanhadas de trovoadas e ventos intensos em Rio Branco. É o que alerta pesquisadores que acompanham o monitoramento de eventos dessa natureza junto a Secretaria de Meio Ambiente do Acre (SEMA).
Na última forte chuva que caiu em Rio Branco, diversos prejuízos foram registros pela cidade, desde queda de árvores, destelhamento de casas e interrupções no fornecimento de energia elétrica. Os ventos se aproximaram dos 100km/h em algumas regiões.
A diretora executiva da SEMA explicou que os órgãos ambientais já tinham previsão de que setembro seria um mês com incidência de chuvas. “Porém, a distribuição dessas chuvas é diferenciada no Acre. A previsão é que chova mais no oeste e região central do estado. No leste, embora sejam chuvas localizadas, elas ocorrem acompanhadas de trovoadas e ventos”, disse Vera Reis em entrevista a Rede Amazônica.
De acordo com os pesquisadores, a previsão também aponta para que possam ocorrer chuvas acima da média no Acre nesse período até 11 de setembro.