Logo após o acidente que provocou o capotamento de uma viatura do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), na manhã desta quarta-feira, 16, o governo do Acre emitiu uma nota de esclarecimento sobre o acidente, que envolveu servidores da segurança pública e detentos do sistema prisional.
Segundo o órgão, “a viatura utilizada durante o deslocamento foi recentemente entregue ao Sistema Penitenciário para o transporte de presos”. Informação que supõe que o veículo seria um automóvel novo, em bom estado de conservação. No momento, o Iapen aguarda o resultado da perícia para verificar o real motivo do acidente.
Entretanto, informações repassadas por um representante do complexo penitenciário de Rio Branco, apontam que uma possível causa do incidente pode ter sido um buraco na estrada, uma vez que a roda da viatura ficou completamente danificada.
O acidente aconteceu num entroncamento, em área de obras da BR-317, sentido Rio Branco/Xapuri, enquanto agente e policiais militares faziam o transporte de presos à uma audiência judicial no município. “Encontravam-se na viatura o motorista penitenciário oficial Eudece Francisco Souza de Moraes, os policiais militares sargento J. Cesar, sargento Garcia e cabo Nilclimar e os presos Geovani Alves Pereira e José Maria da Silva Neto “, explica a nota.
De todos os ocupantes, a vítima mais grave é o motorista Eudece Francisco Souza de Moraes, que se encontra em estado grave na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do pronto-socorro. “Os demais passageiros tiveram ferimentos leves com fraturas e arranhões e não correm risco de morte, sendo necessário apenas os cuidados ambulatoriais “, afirma o Iapen.